Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Incêndios: Próximo dias com condições favoráveis

José Furtado - 20/07/2018 - 18:21

Concelhos a sul de Castelo Branco estão em risco muito elevado de incêndio. Proteção Civil deixa recomendações.

Partilhar:

Calor obriga a precauções da parte das autoridades. Foto DR

 

A Autoridade Nacional de Proteção Civil prevê para os próximos dias o agravamento das condições favoráveis à ocorrência de incêndios rurais.

No distrito de Castelo Branco as temperaturas para os próximos dias vão andar acima dos 30 graus, o que faz desta região uma das que estão na mira das autoridades.

“Estas condições configuram índices de risco de incêndio muito elevado a máximo no distrito de Faro e em alguns concelhos dos distritos de Castelo Branco, Portalegre, Santarém e Beja, com previsão de agravamento na segunda-feira (23 jul) no interior norte e centro (em especial na região de Trás-os-Montes e nos distritos da Guarda e Castelo Branco)”, diz a Proteção Civil em comunicado.

As autoridades recordam que é proibida a realização de queimadas, incluindo para a confeção de alimentos, a que se juntam outra atividades como a fumigação ou desinfestação em apiários com fumigadores que não estejam equipados com dispositivos de retenção de faúlhas.

As máquinas e equipamentos também devem ser abastecidos a frio e em local com pouca vegetação, desaconselhando-se o seu uso nas horas de maior calor.

No sábado o risco de incêndio será muito elevado em Vila Velha de Ródão, Proença-a-Nova, Vila de Rei, sendo elevado em Castelo Branco, Oleiros, Sertã, Idanha-a-Nova e Penamacor.

Belmonte, Fundão e Covilhã estão em risco moderado.

No domingo o risco elevado alarga-se ao Fundão e Covilhã.

O período crítico de incêndios é válido até 30 de setembro.

COMENTÁRIOS