Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Oleiros: Isna recorda caçadas do Rei D. Carlos

Reconquista - 27/12/2017 - 12:29

A Câmara Municipal de Oleiros organiza a iniciativa "10 Freguesias, 10 experiências", a qual pretende promover a vertente cultural e as tradições de cada espaço do seu território.

Partilhar:

O penúltimo rei de Portugal era amante das caçadas. Foto DR

A Câmara de Oleiros promove, a partir de 27 de janeiro, a iniciativa "10 Freguesias, 10 experiências", a qual pretende promover a vertente cultural e as tradições de cada espaço do seu território.

Este ciclo tem início, no próximo dia 27 de janeiro, na freguesia de Isna, com a ação "Ateliê da Broa da Isna e da Castanha.

Em nota enviada ao nosso jornal, a autarquia explica que este "primeiro ateliê é composto por um passeio interpretativo por terras de seculares castanheiros e javalis, onde no início do séc. XX o rei D. Carlos I realizou uma memorável caçada. Ao longo do percurso, os participantes podem ainda experienciar as várias fases de elaboração da Broa da Isna e no final, assistir a uma recriação histórica de uma caçada real".

A atividade termina com um almoço temático, limitado a 60 pessoas.

A participação em toda a atividade está sujeita a inscrição e os interessados deverão efetuá-la até ao dia 13 de janeiro, na Casa da Cultura, em Oleiros (272 680 230) ou na Junta de Freguesia de Isna.

Este ciclo de atividades surge no âmbito do projeto Beira Baixa Cultural, na categoria Ateliês Temáticos de Cultura e Gastronomia, o qual é promovido pela Comunidade Intermunicipal e municípios integrantes, sendo cofinanciado pelo Fundo de Desenvolvimento Europeu / Portugal 2020.

Na mesma nota é referido que as atividades decorrerão em articulação com as Juntas de Freguesia e outros eventuais parceiros locais e desenvolve-se ao longo de dois anos, destacando cinco freguesias por ano.

Os ateliês realizam-se sempre no último sábado do mês em que estão programados e pretendem animar o território, atraindo visitantes e turistas.

COMENTÁRIOS