Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Jogos sem Fronteiras: Nós e os outros e os outros connosco

Reconquista - 15/02/2018 - 8:00

A Amato Lusitano – Associação de Desenvolvimento está a dinamizar, através do seu CLDS “CEI – Capacitar, Empreender e Incluir”, em parceria com o Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva, o projeto piloto “Nós e os Outros".

 

Partilhar:

O grupo de participantes na iniciativa

A Amato Lusitano – Associação de Desenvolvimento está a dinamizar, através do seu CLDS “CEI – Capacitar, Empreender e Incluir”, em parceria com o Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva, o projeto piloto “Nós e os Outros", na Escola Básica do Castelo, que dado o seu sucesso, foi replicado neste segundo período letivo na Escola Básica de S. Tiago e Escola 2º e 3º ciclo Afonso de Paiva, com o projeto “Os Outros Connosco”.

Segundo o comunicado da Amato Lusitano, ambos os projetos pretendem, ao longo do presente ano letivo 2017/2018, promover várias ações que favoreçam e enriqueçam a ligação destes alunos à escola. O objetivo é, semanalmente, dinamizar um conjunto de iniciativas educativas que cativem e motivem estes alunos, potenciando a sua relação com a escola, contribuindo para a diminuição do absentismo/abandono escolar.

Na última semana o projeto pretendeu unir os alunos e alunas das três escolas para participar naquela que os promotores esperam ter sido a primeira edição dos Jogos Sem Fronteiras. O mote foi não haver "fronteiras" de culturas, de raças ou de etnias, sendo cada equipa mista, de alunas e alunos que se uniram para responder aos vários desafios lançados por docentes e alun@s da Escola Superior de Educação. No total, 60 crianças e jovens participaram em desafios educativos e super divertidos de escalada, exercício físico, passando pela adição das cores, matemática e internet. Pretendeu-se com estes desafios, e com a constituição de equipas mistas, fomentar nestes alun@s um espírito competitivo, onde mais importante que ganhar o primeiro lugar, é aprender que o respeito, a tolerância, a responsabilidade de cuidar do outro e saber trabalhar em equipa nos permite atingir ganhos que sozinh@s seriam improváveis.

COMENTÁRIOS