Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Jornadas: Banco de Voluntariado no bom caminho

Lídia Barata - 22/03/2018 - 8:00

As I Jornadas do Voluntariado, que decorreram na manhã de sábado, dia 16, na Biblioteca Municipal de Castelo Branco, superou as expetativas da organização. O mote para esta reunião com todas as associações e instituições de solidariedade social do concelho, que se disponibilizaram a participar, foi a criação de um Banco de Voluntariado.

Partilhar:

A biblioteca encheu-se de instituições e voluntários

As I Jornadas do Voluntariado, que decorreram na manhã de sábado, dia 16, na Biblioteca Municipal de Castelo Branco, superou as expetativas da organização. O mote para esta reunião com todas as associações e instituições de solidariedade social do concelho, que se disponibilizaram a participar, foi a criação de um Banco de Voluntariado.

A semente está lançada e deve germinar mas II Jornadas do Voluntariado, no próximo ano. Promovidas pela Associação Amato Lusitano, com o apoio da Junta de Freguesia de Castelo Branco e das associações AVISO - Associação de Apoio Voluntário ao Idoso Só, Banco Alimentar Contra a Fome de Castelo Branco, Cáritas Interparoquial, Cruz Vermelha Portuguesa, Liga Portuguesa Contra o Cancro, Liga dos Amigos do Hospital Amato Lusitano, e a RAS - Reciclagem, Arte e Solidariedade, estas jornadas juntaram muitas outras instituições e recolheram muitas partilhas importantes.

Arnaldo Brás, presidente da direção da Amato Lusitano, fez um balanço positivo, lembrando que "a ideia inicial era a criação de um Banco de Voluntariado e saímos daqui ainda com mais vontade de criar essa unidade. Estas jornadas foram uma pedrada no charco. As instituições que aqui estiveram ficaram mais alertadas, deram excelentes testemunhos, até de instituições que têm dificuldade em recrutar voluntários, dai o Banco ser uma ferramenta importante". Lembra ainda que outro aspeto importante é "motivar os jovens e a forma como essa motivação pode ser feita. Na cidade o voluntariado funciona ainda muito com a ideia de quem chega à idade da reforma. Fazem-no bem feito, mas era importante que as camadas mais jovens vivessem esta cultura do voluntariado, incluindo-a inclusive nos seus currículos escolares. Mas neste momento está tudo em cima da mesa e a postos para avançarmos com essa aposta".

Já Leopoldo Rodrigues, presidente da Junta de Freguesia de Castelo Branco, sublinhou que "as jornadas superaram as expetativas. A ideia partiu das próprias associações e foi isso que aconteceu. Reunimos, falamos e decidimos fazer esta primeiras jornadas a anteceder a criação do Banco do Voluntariado". Agora, "tudo dependerá da vontade das associações. Ouvimos aqui falar da necessidade do voluntariado, da formação, de identificar novos elementos para suprir as necessidades das instituições. A Junta esta á disponível para tudo o que as associações entenderem e articular e coordenar esse trabalho. Castelo Branco tem vontade, disponibilidade e meios para que isso aconteça. Penso que estão lançadas as bases para reforçar ainda mais o bom voluntariado que já se faz em Castelo Branco. Segue-se uma nova reunião com todas as associações e outras que se queiram juntar ao projeto para, no próximo ano, termos, seguramente, as segundas jornadas de voluntariado já com o Banco montado".

COMENTÁRIOS