Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Juventude: Dia com cor e alegria

Reconquista - 12/04/2018 - 14:52

Animação, jogo, cor, trabalho de grupo, testemunhos, Procissão dos Ramos e Celebração da Fé, foram momentos que deram sentido ao Dia Diocesano da Juventude, assinalado na Paróquia do Rossio ao Sul do Tejo, em Abrantes.

 

Partilhar:

A bênção dos ramos foi um dos pontos altos deste dia

Animação, jogo, cor, trabalho de grupo, testemunhos, Procissão dos Ramos e Celebração da Fé, foram momentos que deram sentido ao Dia Diocesano da Juventude, assinalado a 24 de março, com a Juventude de Portalegre e Castelo Branco a pintar com muita cor e muita alegria a Paróquia do Rossio ao Sul do Tejo, em Abrantes.

Na celebração de um dos dias mais importante para os jovens da Igreja Católica em todo o Mundo, convocados pelo Papa Francisco e pelos seus bispos, reunirem-se para “renovarem o seu sim” na proximidade com o seu bispo e na vontade de testemunharem o rosto jovem presente nas suas dioceses. Na Diocese de Portalegre e Castelo Branco, foram cerca de 250 os jovens que disseram “presente” à chamada do bispo D. Antonino Dias.

O Dia Diocesano da Juventude começou bem cedo para os muitos jovens que procuravam preparar o necessário para o acolhimento de quem ia chegando, com a ajuda da animação do Grupo de Jovens “Dar +”, da Paróquia da Sertã. As palavras de boas vindas do bispo deram início ao Dia Diocesano da Juventude. A partir das suas palavras, os jovens, em equipas, foram enviados para as ruas do Rossio ao Sul do Tejo, onde num Peddypaper eram desafiados a vencer um conjunto de provas, que os confrontava com as mensagens, do Papa Francisco e de D. Antonino, para esse dia. No final, as equipas tinham que escolher participar nos workshops de Música, Teatro, Dança ou Artes.

O momento da tarde, por causa da chuva que teimava participar neste Dia da Juventude, realizou-se no Salão da Igreja Paroquial do Rossio, com o momento “A fé dos jovens”. Durante mais de uma hora, os jovens foram chamados a dar “expressão” à sua fé. O primeiro desafio lançado, foi a construção de um mural com as peças trabalhadas no workshop de Artes. Depois, seguiram-se as apresentações dos restantes grupos, que trataram as temáticas do Medo, do Bullying, da Vocação, da “Cor da Fé”, intercalados com os testemunhos do Grupo de Jovens Paroquial Dar+, e com o testemunho do seminarista maior André Beato, da paróquia de Nisa.

O dia terminou em grande festa com a Procissão de Ramos pelas ruas da paróquia do Rossio, com a Eucaristia presidida pelo bispo diocesano e animada pelos jovens, que escutaram e levaram para casa o grande desafio a calçarem as sapatilhas e a saírem do sofá, e à semelhança de Jesus que deu a vida por todos e cada um, terem a coragem de abraçar o projecto a que Deus os desafia e coloca no coração de cada um, sem medo das dificuldades ou da dureza do caminho.

COMENTÁRIOS