Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Juventude e Ciência Viva: Jovens cientistas com concurso

Reconquista - 16/02/2017 - 8:00

A Fundação da Juventude e a Ciência Viva acabam de lançar a 25.ª edição do Concurso Jovens Cientistas, cujas candidaturas podem ser submetidas até dia 21 de abril.

Partilhar:

A Fundação da Juventude e a Ciência Viva acabam de lançar a 25.ª edição do Concurso Jovens Cientistas, cujas candidaturas podem ser submetidas até dia 21 de abril. Esta será uma edição especial, por se assinalarem 25 anos a premiar os melhores trabalhos nas diferentes áreas das ciências. São mais de 1400 projectos realizados por 3500 jovens cientistas, orientados por cerca de 850 professores de mais de 800 escolas. Dirigida aos jovens que, em ambiente escolar, desenvolvem projectos de investigação, o Concurso Jovens Cientistas tem como objectivo promover os ideais da cooperação entre jovens cientistas e estimular o aparecimento de talentos nas áreas da ciência, tecnologia, investigação e inovação. Os 100 melhores projectos participaram na 11.ª Mostra Nacional de Ciência, a realizar de 1 a 3 de junho, no Centro de Congresso da Alfândega do Porto.

Para os vencedores há mais de cinco mil euros em prémios e a oportunidade de representarem Portugal em prestigiadas competições internacionais. Para Ricardo Carvalho, presidente executivo da Fundação da Juventude esta é "uma forma de estimular os jovens pré universitários a apostarem nas áreas STEM (ciência, tecnologia, engenharia e matemática) consideradas hoje, e na próxima década, as áreas de maior empregabilidade, tanto a nível nacional como internacional”. Já Rosalia Vargas, presidente da Ciência Viva, parceria este ano na organização, este é "um importante contributo para o estímulo da curiosidade e do gosto pela ciência e tecnologia. Esta é uma iniciativa cujo crescimento se tem feito acompanhar pela elevada qualidade dos trabalhos apresentados e pelo reconhecimento internacional dos melhores projetos". 

COMENTÁRIOS