Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

L´Atitudes: PSD pede a Luís Correia para avaliar a permanência

José Furtado - 05/04/2019 - 22:35

Os vereadores do PSD em Castelo Branco vão pedir ao Ministério Público para investigar a associação que terá recebido 150 mil euros

Partilhar:

Carlos Almeida e Hugo Lopes pedem explicações a Luís Correia. Foto José Furtado/ Reconquista

Não é um pedido para que apresente a demissão do cargo de presidente mas os vereadores do PSD na Câmara Municipal de Castelo Branco indicam o caminho da saída a Luís Correia. Em causa está o possível envolvimento do presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco na L´Atitudes, uma organização não-governamental de desenvolvimento que de acordo com o Público terá recebido 150 mil euros só do município. Segundo o jornal Luís Correia, que votou os apoios quando era número dois de Joaquim Morão, seria simultaneamente sócio da L´Atitudes, da qual ainda se desconhecem atividades e dirigentes. Com base nestas informações Carlos Almeida e Hugo Lopes dizem que o clima de suspeição levantando em torno do presidente deveria levar o socialista “a avaliar, a ponderar, se efetivamente dispõe das melhores condições sob um ponto de vista ético e também politico para continuar no exercício do cargo”, referiu Carlos Almeida em conferência de imprensa. Os vereadores do PSD deixam o apelo mas também a garantia de que o teor da notícia será remetido para o Ministério Público, para que este possa investigar a organização cuja atividade “é aparentemente desconhecida, a maioria dos seus sócios são incógnitos e houve uma recusa em facultar documentos que deviam ser públicos”.

Carlos Almeida deixou também uma lista de questões relacionadas com a L´Atitudes, para as quais aguarda uma resposta. Os vereadores querem saber qual é a atividade da associação, onde estão os planos de atividades, relatórios, contas ou faturas; por que razão o nome da Adraces desapareceu momentaneamente da fachada do edifício dias antes de uma inspeção ou quem são os sócios e dirigentes da L ´Atitudes. O comunicado emitido pela associação, que garante que Luís Correia não esteve na sua origem, não cala o PSD, que insiste na falta de transparência pelo facto de não vir assinado.

Os vereadores sociais democratas dizem que esta é mais uma prova de que faz falta um regulamento municipal que permita a atribuição de subsídios com transparência, uma reivindicação na qual o PSD de Castelo Branco tem insistido. Só desde o início deste mandato Hugo Lopes calcula que foram atribuídos 1,5 milhões de euros de apoios a diversas associações mas calculam que o número real, com apoios indiretos, represente muito mais. Embora tenham votado favoravelmente estes apoios, reconhecendo o papel das associações, o caso L´Atitudes “permite perceber a resistência socialista e do seu presidente” na definição de regras claras, afirma Carlos Almeida.

Os jornalistas questionaram ainda os vereadores do PSD sobre a marcação do julgamento que poderá ditar a perda de mandato de Luís Correia e as suspeitas de favorecimento a familiares de eleitos do PS levantadas pela JSD. No primeiro caso Carlos Almeida comentou apenas que a justiça cabe à justiça e a política à política. Sobre as suspeitas dos jovens sociais democratas o vereador realçou a independência da JSD em relação ao PSD mas os seniores “têm muita honra dos jovens da JSD, que não precisam da política para viver”.

COMENTÁRIOS