Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Leitores: 2557 dias depois de concessão das Termas das Águas

Bruno Marques - 14/03/2018 - 23:30

Faz agora precisamente sete anos (quase uma década) que as Termas das Águas estão sobre a alçada da Câmara Municipal de Penamacor e o que nós, Sociedade Civil, podemos dizer é muito pouco.

Partilhar:

Termas de Águas. Foto arquivo

Em 16 de Março de 2011 e após um requerimento da Câmara Municipal de Penamacor de Agosto de 2009 foram atribuídos direitos de concessão e exploração das "Termas das Águas".

Faz agora precisamente sete anos (quase uma década) que as Termas das Águas estão sobre a alçada da Câmara Municipal de Penamacor e o que nós, Sociedade Civil, podemos dizer é muito pouco. Nem tão pouco poderemos afirmar em que dias está aberta a época balnear das Termas das Águas.

Existe um manifesto por parte da Câmara Municipal de Penamacor do potencial turístico do Concelho e a importância do seu aproveitamento. Existe um manifesto da importância da criação de emprego e fixação da população no Concelho de Penamacor e até no regresso dos que por algum motivo se ausentaram. Existem umas termas no Concelho reconhecidas pela Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG) e sobre a tutela da Câmara Municipal de Penamacor e que têm vindo a ser fortemente promovidas pelas Termas do Centro. Se estes manifestos existem por parte de quem dirige o Concelho, então, existe aqui um fosso enorme, do que se diz ao que se faz.

São públicos os vários anúncios que estrategicamente a Câmara Municipal vomita na comunicação social, que não tem passado disso mesmo, anúncios repetidos até à exaustão.

Em 6 de Dezembro de 2016 a Câmara Municipal de Penamacor assinou contrato com a empresa Procibuild para elaboração de projecto de requalificação e ampliação das Termas das Águas, que aliás vem obrigada a elaborar desde a assinatura do contrato (16 de Março de 2011). No seu boletim informativo nº 42 vem informar que o projecto já tem verbas asseguradas por fundos comunitários, através do programa Interreg. Contudo, e até ao dia de hoje, não é público tal projecto, deixando alguma estranheza já que supostamente ele existe e há financiamento aprovado.

Provavelmente, e fazendo eu futurologia, estará algures numa gaveta do edifício da Câmara Municipal abrindo mais o fosso, do que se diz ao que se faz.

O certo é que contamos 2557 dias, em que a concessão das Termas das Águas está entregue à Câmara Municipal de Penamacor e ainda não existe um projecto termal público, quanto mais esse projecto no terreno, não obstante dos diversos anúncios que a Câmara Municipal de Penamacor tem vindo a fazer. O certo é que o aproveitamento de um potencial seguro do Concelho que atesta os manifestos que tanto apregoam tem vindo a ser adiado dia após dia, mês após mês, ano após ano.

Não poderei afirmar que existam 2557 dias de incompetência, porque provavelmente existirão outros interesses.

Mas poderei afirmar que "Se o resto é paisagem, há que descobri-la”, então, também há que aproveita-la.

 

O autor escreve na antiga ortografia

COMENTÁRIOS