Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Lousa: Jesus Menino mostra Natal mais humano

José Furtado - 23/12/2016 - 10:00

 VÍDEO  A aldeia recebe imagens do Menino Jesus de 10 paróquias, que representam também o afeto das populações.

Partilhar:

A exposição reúne imagens de 10 localidades. Foto José Furtado/ Reconquista

Em tempo de compras e de rituais de Natal importados o Núcleo Etnográfico da Lousa convida as pessoas a contemplar o Jesus Menino.

Este é o título da exposição que está até 8 de janeiro na aldeia do concelho de Castelo Branco, onde a Lousarte e a paróquia da Lousa reuniram imagens do Menino Jesus recolhidas em 10 paróquias do concelho.

A ideia andava há muito na cabeça do pároco António Castanheira, que tem encontrado nas igrejas a seu cargo várias representações do Menino Jesus que são diferentes entre si e representam também a população que delas cuida, ao ponto de serem tratadas como se fossem crianças.

Uma delas, oriunda de Escalos de Baixo, está exposta com várias peças de vestuário, situação que é comum.

Os próprios mantos mostra a diversidade, surgindo até o bordado de Castelo Branco.

“Quando falámos com as pessoas para esta exposição a preocupação era como é que as imagens vinham vestidas. Isso mostra os afetos que as pessoas têm pelas imagens e pelas próprias tradições”, diz José Teles Chaves, o presidente da Lousarte- Associação Cultural e Etnográfica da Lousa.

Para o padre António Castanheira a beleza destas imagens expressa-se “pela sua história, pela sua arte e pelo afeto”.

A mostra é também um convite à reflexão e também por isso o título dado ao menino surge invertido, sendo Jesus Menino e não Menino Jesus.

“Quando se diz de outro modo diferente do habitual a gente interroga-se porque é que é”, justifica o pároco.

A exposição “é uma mensagem para as gerações mais novas mas sobretudo centrar aquilo que é importante para estas populações”.

Algumas das imagens precisam de restauro, devido ao desgaste do tempo ou mau manuseamento de quem não tem conhecimentos de conservação.

“Esta exposição tem também o objetivo de ajudar a perceber o que foi bem preservado e também o que carece de restauro”, diz o pároco.

A Lousarte tem promovido todos os anos uma exposição de Natal no Núcleo Etnográfico da Lousa e para esta foi imprescindível a ajuda à Câmara Municipal de Castelo Branco devido ao valor das imagens, tendo sido necessário o reforço da segurança no espaço. A exposição está aberta até 8 de janeiro durante as tardes, com exceção das segundas-feiras.

A mostra foi inaugurada pelo presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco e pelo Bispo de Portalegre e Castelo Branco.

D. Antonino Dias salientou a colaboração com o concelho na promoção da cultura que já permitiu mostrar nos antigos CTT os ex-votos da diocese, exposição que está atualmente em Bragança, no Museu Abade Baçal. Para o bispo “estas imagens ensinam, falam por si”, referindo-se à sua dimensão pedagógica e catequética.

 

COMENTÁRIOS