Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Malcata: Governo autoriza caça na reserva

Reconquista - 12/02/2016 - 10:36

A Quercus está contra e acusa o Governo de ceder “a pressões do loby da caça”.

Partilhar:

A Reserva da Malcata volta a ter caça. Foto Arquivo Reconquista

O Governo revogou uma portaria de 1993 que proibia a caça na área da Reserva Natural da Serra da Malcata, que abrange os concelhos de Penamacor e do Sabugal.

A nova portaria, assinada pelo ministro do Ambiente João Pedro Matos Fernandes, justifica o regresso da caça com “a importância desta atividade enquanto instrumento de promoção da articulação e a integração dos objetivos de conservação e de utilização sustentável dos recursos naturais”.

A Quercus está contra e acusa o Governo de ceder “a pressões do loby da caça”.

“A Quercus contesta esta opção do governo, pois a mesma pode colocar em causa a recuperação de várias espécies presa que se encontram a recuperar na zona como o Corço, o Veado ou o Coelho, e ainda de espécies em perigo como o Lince, o Lobo ou o Abutre-preto”.

Para os ambientalistas esta decisão “carece de qualquer fundamentação científica, não se conhecendo até à data nenhum estudo sobre as populações de espécies que possam vir a ser exploradas cinegeticamente”.

Na opinião da Quercus o problema é ainda maior devido à falta de meios e financiamento da reserva “o que se reflete nas ações de vigilância e fiscalização realizadas”.

“A Reserva Natural da Serra da Malcata já enfrenta graves problemas de caça furtiva, pelo que a opção de agora permitir a caça nesta área protegida só vai agravar os problemas de fiscalização na reserva”.

COMENTÁRIOS