Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Malcata: Parlamento aprova recomendação do BE para proibir caça

Reconquista - 29/04/2016 - 23:40

Segundo o BE o PS absteve-se nesta votação, que condena uma decisão do atual Governo.

Partilhar:

A caça foi autorizada na área de Penamacor. Foto arquivo Reconquista

O projeto de resolução do Bloco de Esquerda que recomenda ao Governo a proibição da caça na Reserva Natural da Serra da Malcata foi aprovado por maioria no Parlamento.

Segundo o partido “foi aprovado com a abstenção do PS, o voto contra do CDS e do deputado socialista Ascenso Simões, e os votos favoráveis dos restantes partidos”, diz o comunicado divulgado na sexta-feira pela Comissão Coordenadora Distrital de Castelo Branco do Bloco de Esquerda.

A autorização da prática de caça ao fim de 23 anos de proibição foi conhecida em fevereiro deste ano e dias depois o BE apresentou a proposta no Parlamento, que acabou por ser votada favoravelmente.

"A decisão do Governo levanta imensas preocupações relativamente à conservação de espécies em risco, desde logo o lince-ibérico, mas também o lobo e o abutre-preto. Também as populações de corço, o veado ou o coelho (população essencial à implantação do lince-ibérico) podem ver a sua recuperação em causa na área", sustenta a recomendação.

O PAN- Pessoas, Animais e Natureza também viu aprovado um projeto de resolução no mesmo sentido, apurou o Reconquista.

A caça já era permitida na Reserva da Malcata na área respeitante ao concelho do Sabugal e foi autorizada este ano para o concelho de Penamacor.

COMENTÁRIOS