Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Malpica do Tejo: Festival José Afonso este sábado

Reconquista - 04/05/2018 - 16:52

Festival organizado há cinco anos passa para o fim-de-semana para atrair mais participantes.

Partilhar:

José Afonso faleceu em 1987. Foto DR

 

A freguesia de Malpica do Tejo, no concelho de Castelo Branco, recebe este sábado a quinta edição do Festival José Afonso, dedicado ao autor de “Grândola Vila Morena”.

Segundo a organização este ano a novidade é a sua realização no primeiro sábado após o 1º de Maio, Dia do Trabalhador, escolha que promete atrair “mais gente de vários pontos do país e também de Espanha”, diz a Câmara Municipal de Castelo Branco em comunicado.

Zeca Afonso andou por Malpica do Tejo na década de 1960, onde recolheu temas do cancioneiro da Beira Baixa.

Em "Contos Velhos, Rumos Novos", de 1969, incluiu "Oh que calma vai caindo" e "Lá vai Jeremias".

No ano seguinte, em "Traz outro amigo também", surgiu "Maria Faia" e "Moda do Entrudo".

João Afonso, Manuel Freire e os espanhóis Ana Andaluz Caballero e Jaime Lafuente são alguns dos mais de 20 nomes que participam neste festival, que decorrerá no jardim do Olival, onde se encontra o busto do cantor.

O Festival José Afonso é uma organização da Câmara Municipal de Castelo Branco, Junta de Freguesia de Malpica do Tejo e Associação José Afonso.

Em comunicado o presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco diz que esta “é também uma homenagem à história de Malpica”.

“Todos sabemos a relação que Zeca Afonso teve com Malpica do Tejo e as canções que ali foi buscar", afirma Luís Correia.

COMENTÁRIOS