Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Castelo Branco: Mário Dias Lopes partiu aos 82 anos

João Carrega - 15/02/2018 - 7:00

Mário Dias Lopes foi um dos fundadores do PPD/PSD no Distrito de Castelo Branco. Deputado na Assembleia da República, assessor direto do ministro da Agricultura, presidente do Benfica e Castelo Branco, gestor. 

Partilhar:

Mário Dias Lopes era o militante número 1 do PSD no distrito de Castelo Branco. Foto arquivo Reconquista

Mário Dias Lopes, militante histórico e fundador do PPD/PSD (de acordo com fontes do partido era o militante nº 1 no Distrito de Castelo Branco e nº 63 a nível nacional), faleceu esta segunda-feira, aos 82 anos de idade. Natural de Rossio ao Sul do Tejo (Abrantes), Mário Dias Lopes destacou-se na política, no setor económico e no desporto, tendo desenvolvido a sua atividade no distrito albicastrense, com particular destaque para a terra que adotou como sua, Castelo Branco.

Deputado na Assembleia da República, eleito pelo PPD/PSD, entre 1979-80, no Círculo de Castelo Branco, foi ainda, nesse período, presidente da Comissão Política Distrital de Castelo Branco daquele partido. Com formação superior na área da agronomia, foi assessor direto do Ministro da Agricultura, num período crítico em Portugal, na década de 80.

A sua ligação com a comunidade albicastrense foi feita não apenas como representante do Distrito na Assembleia da República, mas também junto do mundo associativo. No Benfica e Castelo Branco foi presidente, nos períodos 1971-73 e 1978-79, assumindo também o cargo de presidente da Assembleia Geral daquela coletividade de 1973 a 1978. No período quente, na década de 90, em que chegou a haver uma Assembleia Geral para se decidir o futuro do clube na então Divisão de Honra (atual 2ª Liga) devido às más arbitragens de que a equipa tinha sido alvo, Mário Dias Lopes soube manifestar a sua posição pública, na defesa de uma das mais populares coletividades albicastrenses.

Na área económica foi, durante vários anos, responsável máximo da Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Castelo Branco.

Já retirado da vida política e profissional há algum tempo, Mário Dias Lopes manteve a sua maneira de estar, com cordialidade e frontalidade, defendendo os valores em que sempre acreditou.

À família enlutada e aos amigos apresentamos as nossas sentidas condolências.

COMENTÁRIOS