Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Mário Soares 1924-2017. Memórias do primeiro discurso em Castelo Branco

José Furtado - 07/01/2017 - 18:17

Mário Soares faleceu este sábado aos 92 anos. Em 1974 fez o seu primeiro comício em Castelo Branco.

Partilhar:

O primeiro comício de Mário Soares em Castelo Branco, em 1974. Foto cedida por Alice Jones

O antigo Presidente da República Mário Soares faleceu este sábado aos 92 anos, no Hospital da Cruz Vermelha em Lisboa, onde se encontrava internado há várias semanas.

Mário Alberto Nobre Lopes Soares foi opositor do regime de Salazar e Caetano, esteve exilado antes do 25 de Abril de 1974 e regressou a Portugal três dias depois do golpe de Estado que abriu as portas da Democracia.

Foi ministro dos Negócios Estrangeiros, Primeiro Ministro por várias ocasiões, Presidente da República durante 10 anos e eurodeputado.

Em 1973 fundou o Partido Socialista, ainda durante o exílio na Alemanha.

Mário Soares esteve pela primeira vez em Castelo Branco depois do 25 de Abril num comício realizado em outubro de 1974.

Nesse comício, realizado no desaparecido pavilhão da lata, participaram também Armindo Gonçalves Ramos e Manuel João Vieira, já desaparecidos.

Este comício, recordado pelo colunista do Reconquista Gil Reis em novembro de 2014, deu origem a uma carta de Alice Jones, que nessa altura fez chegar ao jornal uma fotografia sobre o acontecimento, que publicamos com esta notícia.

Alice Jones foi a primeira mulher a discursar em Castelo Branco após o 25 de Abril.

Na imagem, além de Mário Soares, de Armindo Ramos e de Manuel João Vieira (que não se consegue ver na fotografia, apesar de estar presente), a mesa acolheu ainda Mário Branco, José Magalhães Godinho, Henrique Alves, João Lourinho e Alice Jones a discursar.

Mário Soares esteve em Castelo Branco pela última vez em outubro de 2012 para o lançamento do livro «Crónica do país relativo - Portugal, minha questão», de Fernando Paulouro Neves.

O corpo de Mário Soares estará a partir de segunda-feira no mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa.

 

COMENTÁRIOS