Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Não matemos a Terra-Mãe

Florentino Beirão - 16/11/2017 - 14:08

 

Hoje, com exceção do famigerado e truculento Donald Trump que abandonou o Acordo de Paris, todo o mundo tem consciência de que urge respeitarmos a Mãe - Natureza, alterando os nossos comportamentos ecológicos.

Importa ter em conta, como ensina o sábio provérbio popular: “se Deus perdoa, a Natureza não perdoa”.

Quem as faz, paga-as. Mais cedo ou mais tarde, ela se vingará das ferroadas que lhe damos, a nível pessoal, social ou ecológico.

Se alguém ainda duvidava, neste longo e tórrido verão, pudemos experienciar de como o clima extremo ultrapassou todas as marcas.

O aquecimento global de que os cientistas nos avisavam, aí está, com toda a acutilância. A falta de chuva que preocupa ainda uma boa fatia da população, tanto as pessoas como os animais e sementeiras, tem contribuído para nos alertar de que algo está a mudar no planeta, com nefastas consequências.

Até a nascente do rio Douro se encontra já em estado de seca extrema.

Mesmo a colheita da azeitona deste ano, devido à seca e aos fogos, produzirá menos 50% do habitual.

A falta de recursos e as espécies em extinção - referem os cientistas- são sintomas de que estamos a alterar o Planeta Azul, de uma forma drástica.

Temos de ter consciência viva de que o desastre ecológico arrancou com toda a força, encontrando-se já em estado adiantado.

Já abundam os sinais desta situação no mundo. Enxurradas mortíferas e peixes com plástico nos órgãos, dão-nos conta de que algo está mal.

Até a nossa indispensável e saborosa sardinha já não se poderá pescar no próximo ano, como determina a UE.

Tudo isto nos alerta para não continuarmos a poluir a Mãe - Natureza.

O preço dos erros dos humanos já é elevadíssimo e a tendência, se não tivermos juízo, será o planeta definhar, cada vez mais.

Não só os humanos, mas todo o seres viventes e os não viventes.

Recentemente, um filósofo inglês, Timothy Morton, com obra abundante publicada sobre este assunto, veio advertir-nos que “é urgente abandonar a visão antropocêntrica e abraçar um novo paradigma” de entendimento dos problemas ambientais.

Em termos geológicos, “já estão aí, na forma de camadas, incluindo os plásticos fossilizados e as camadas, tanto do carbono como das partículas radioativas”.

Se, refere ele, na idade-média, Deus era o centro do mundo, com o Renascimento, o Homem tentou ocupar esse espaço.

A visão de Martinho Lutero no séc. XVI, muito terá contribuído para tal.

Deste modo, o homem convenceu-se que a ele caberia ser o centro do mundo.

O individualismo moderno aí está a preencher todo o espaço social.

Tudo ao serviço do bem- estar individual, pleno de egoísmo.

A Natureza, explorada pelo homem, sem barreiras, a pensar apenas no lucro fácil e abundante, tornou-se a norma civilizacional.

Veja-se o caso da destruição na Amazónia, um pulmão do mundo.

Face a esta situação, o referido filósofo adverte que, se não quisermos destruir a qualidade da nossa vida e do planeta, tem de assumir um novo modelo comportamental.

Hoje, avançam os cientistas, já não devemos pensar que podemos manipular e controlar os outros seres que vivem connosco no Planeta, mas, na realidade, tudo se encontra interligado.

Todos dependemos de todos, porque somos parte de um todo. Mesmo a existência humana no planeta poderá, mais tarde ou mais cedo, em última instância, se não mudarmos de comportamento ecológico, encontrar-se severamente ameaçada, em agonia.

Se nada já podemos emendar dos erros passados - e são tantos- urge arrepiar caminho, se quisermos deixar este mundo para os nossos vindouros, com qualidade de vida.

Toda esta reflexão, ainda mais aprofundada, podemos encontra-la na Carta Encíclica “ Laudato Si” do papa Francisco (24.05.2015) onde se denuncia que “ a terra, nossa casa, parece transformar-se, cada vez mais, num imenso depósito de lixo”...”estes problemas estão intimamente ligados à cultura do descarte que afeta tanto os seres humanos excluídos como as coisas que se convertem rapidamente em lixo”

COMENTÁRIOS