Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Navegações: A nova rubrica cultural do Reconquista online

Reconquista - 15/02/2018 - 10:12

Navegações pela cultura e pelas artes é o mote da nova rubrica cultural do jornal Reconquista. Este é um projeto online de jornalismo cultural, assinado por Jaime Lourenço

Partilhar:

Jaime Lourenço assina um novo espaço no Reconquista. Foto Alice Jorge/ DR

Navegações pela cultura e pelas artes é o mote da nova rubrica cultural do jornal Reconquista. Este é um projeto online de jornalismo cultural, assinado por Jaime Lourenço, com uma intenção de promover uma reflexão e interesse no domínio da cultura e das artes.

Em cada mês, uma personalidade da sociedade albicastrense dará a conhecer 10 das suas obras artísticas preferidas e será a partir dessa lista que se irá refletir sobre cada uma delas, a sua relevância, o seu significado, mas também que rumo tem hoje a cultura e qual o sentido de ser culto nos dias de hoje. O modelo é uma adaptação do artigo O que é ser culto hoje? da autoria da jornalista Anabela Mota Ribeiro, publicado no jornal Público em 2015. É neste sentido que pretendemos contribuir para um debate que não procura respostas absolutas, mas sim promover uma reflexão que hoje escasseia nos órgãos de comunicação social portugueses.

Nos últimos anos observámos um desenvolvimento do campo cultural em Castelo Branco, nomeadamente através da criação de novas instituições como o Centro de Cultura Contemporânea, a Casa da Memória Judaica, o Centro de Interpretação do Bordado de Castelo Branco, o Museu da Seda, o Museu dos Têxteis (em Cebolais-de-Cima); a continuação do investimento por parte da autarquia na programação do projeto Cultura Vibra no Cine-Teatro Avenida, na Sala da Nora, no antigo edifício dos CTT, no Centro Cultural de Alcains; no trabalho do Museu Francisco Tavares Proença Jr., da Fundação Cargaleiro, ou do Centro de Interpretação do Jardim do Paço; mas também do contributo de instituições de ensino como a Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco ou o Conservatório Regional de Castelo Branco como pólos de desenvolvimento e formação artística.

Neste sentido, numa sociedade com cada vez mais possibilidades e ofertas culturais, importa dar início a um projeto jornalístico que pretende, através do contributo de várias personalidades de Castelo Branco, mediar o conhecimento artístico e cultural no sentido de o aproximar do maior número de pessoas.

O título remete para a experimentação e sensibilidade da viagem que se percorre pelos campos da arte e da cultura. Cada viagem, cada navegação que aqui iremos apresentar é marcada pela personalidade de cada indivíduo que a comanda. E é o sentido de interpretação, de partilha, de descoberta que pretendemos despertar junto dos leitores. Acreditamos, portanto, que esta partilha de obras, interpretações e visões suscitará o interesse e a reflexão nestes domínios da cultura e das artes.

A autoria deste projeto é do jornalista Jaime Lourenço que se tem dedicado ao jornalismo cultural, nomeadamente na área do cinema. Fez parte da equipa editorial dos jornais escolares Gazeta Escolar (da Escola João Roiz) e Dois Pontos (da Escola Nuno Álvares) e colaborou pontualmente com os jornais Reconquista, Gazeta do Interior, Povo da Beira, Ensino Magazine, entre outros. Foi ainda apresentador do programa E2 (RTP2) e jornalista no programa Cinebox (TVI24). Em 2014 publicou o livro Jaime Lourenço, 10 Anos em Retrospectiva. Actualmente é jornalista na RTP e doutorando em Ciências da Comunicação no ISCTE-IUL onde desenvolve a sua investigação sobre jornalismo de cinema em Portugal.

O primeiro entrevistado é Carlos Semedo, atual assessor do presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco para a cultura e programador cultural da autarquia.

Este novo projecto está disponível via online em navegacoescb.wordpress.com

COMENTÁRIOS