Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

No transtorno do pânico: Intervenção da EMDR

Alexandra Nunes - 30/03/2017 - 12:15

Num primeiro episódio de pânico, poderão ficar armazenadas, quer na amígdala, quer no hipocampo, sensações, emoções e características do ambiente aquando da experiência emocional, podendo desencadear situações similares no presente e no futuro.

Partilhar:

Num primeiro episódio de pânico, poderão ficar armazenadas, quer na amígdala, quer no hipocampo, sensações, emoções e características do ambiente aquando da experiência emocional, podendo desencadear situações similares no presente e no futuro. O que muitas vezes é percecionado na EMDR, é que estas sensações foram sentidas no passado, em criança ou na adolescência após uma experiência traumática (escuridão, local fechado, sentir-se subitamente sozinho num espaço amplo e estranho).
A intervenção psicoterapêutica com EMDR vai atuar na primeira situação de pânico ou na situação que está mais presente na memória da pessoa, sendo essa a que reflete uma maior intensidade emocional. 
Assim, através desta técnica, é possível “descongelar” as lembranças armazenadas nas redes de memória, no decurso do processamento ICES – Imagem, Cognição, Emoções, Sensações, permitindo, não apenas, que a pessoa deixe de sentir desconforto quando acede a essas lembranças, como estabeleça um modelo ou matriz positiva para orientar as ações adequadas ao futuro. 
Segundo o modelo de SPIA – “Sistema de Processamento de Informação Adaptativo”, com EMDR a pessoa consegue processar lembranças traumáticas, passando para um estado mais adaptativo. Isso significa que os vários aspetos da “informação” (imagens, pensamentos, emoções, sensações, comportamento) foram dessensibilizados, isto é, passaram a ser vistos como incidentes que ocorreram no passado, e que hoje, já não perturbam. Conseguindo-se assim, uma configuração neuronal nova, um modelo para o futuro, isto é, um novo mapa para o cérebro da pessoa. 


Psicóloga
geral@socuida.com

COMENTÁRIOS