Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Novo LIvro: Colégio de São Fiel e o ensino dos jesuítas

José Júlio Cruz - 04/01/2017 - 11:24

"Ensino dos Jesuítas - Colégio de São Fiel 1863-1910" é o título do livro que no passado dia 22 de dezembro, foi apresentado na Biblioteca de Castelo Branco. A obra que tem a chancela da RVJ - Editores, surge a público pela mão da Associação HiscultEduca com o alto patrocínio da Câmara de Castelo Branco. 

Partilhar:

A apresentação decorreu na Biblioteca

"Ensino dos Jesuítas - Colégio de São Fiel 1863-1910" é o título do livro que no passado dia 22 de dezembro, foi apresentado na Biblioteca de Castelo Branco. A obra que tem a chancela da RVJ - Editores, surge a público pela mão da Associação HiscultEduca com o alto patrocínio da Câmara de Castelo Branco.

O livro coordenado pelos investigadores Ernesto Candeias Martins e Luís Costa, reúne um conjunto de importantes artigos de José Manuel Martins Lopes (diretor do Colégio das Caldinhas), Teresa da Fonseca Rosa (Instituto de Educação, Universidade de Lisboa), Francisco Malta Romeiras (Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia, da Faculdade de Ciências, Universidade de Lisboa), Luís Costa (Associação Hisculteduca) Maria Adelaide Neto Salvado (Associação Hisculteduca) e

Ernesto Candeias Martins (Associação Hisculteduca).

Ernesto Candeias Martins destacou precisamente o "trabalho coletivo da obra", lembrando os contributos que o Colégio de São Fiel e os Jesuítas deram "à história da educação em Portugal". O também docente do Instituto Politécnico de Castelo Branco deu como exemplos "o conceito de classe e de turma, a revisão semanal da matéria", ou a introdução da educação física, com a "ginástica pedagógica, e a disciplina e comportamento".

O investigador da Universidade de Lisboa, Justino Magalhães, responsável pela apresentação da obra, lembrou que "São Fiel é uma implantação muito próxima do que foi a escola nova, pois grande parte dos princípios da escola nova estavam em São Fiel", num enquadramento rural, mas próximo de Castelo Branco.

A apresentação contou ainda com as presenças de Fernando Raposo, vereador da cultura da Câmara de Castelo Branco, António Fernandes, vice-presidente do Instituto Politécnico de Castelo Branco, e João Carrega, diretor da RVJ Editores.

O autarca destacou o apoio que a autarquia tem prestado à cultura. Em resposta ao desafio lançado pelo presidente da Junta de Freguesia de Louriçal do Campo, Pedro João Serra, de se poder criar um espaço museológico na freguesia com espólio do próprio Colégio, mostrou disponibilidade em se poder contactar o ministério da Justiça, proprietário do Colégio..

António Fernandes sublinhou o triângulo existente entre a Câmara de Castelo Branco, a academia, através do IPCB e a comunicação, algo que também foi destacado por Justino Magalhães. Já João Carrega frisou o facto da cidade albicastrense ser aquela no interior do país mais livros tem editado, fruto da capacidade dos autores, das editoras, como a RVJ - Editores, e do forte apoio que a autarquia tem dado a esta matéria.

COMENTÁRIOS