Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Nuclear: Conferência sobre Almaraz é sábado em Termas de Monfortinho

Reconquista - 21/06/2017 - 14:41

Conferência sobre o perigo que representa a central nuclear situada na província de Cáceres, a poucos quilómetros da fronteira portuguesa,tem lugar no sábado em Termas de Monfortinho.

Partilhar:

A central nuclear continua a gerar polémica de ambos os lados da fronteira

Uma conferência sobre o perigo que representa a central nuclear de Almaraz, situada na província de Cáceres (Espanha) a poucos quilómetros da fronteira portuguesa tem lugar no próximo sábado, dia 24, em Termas de Monfortinho (Idanha-a-Nova). "Esta Central, que tem tido recentemente problemas de funcionamento, põe em perigo a vida das populações vizinhas", justificam os organizadores da mesma.

"O futuro desta central, a mais antiga central de Espanha, preocupa não apenas as populações das duas regiões, mas também dos dois países. Daí a importância de se organizar um debate público sobre a decisão das autoridades espanholas de construir um armazém de resíduos nucleares que vai prolongar a vida da mesma", acrescentam os mesmos responsáveis.

Nesta conferência participam responsáveis do poder local, eurodeputados, responsáveis da Comissão Europeia, especialistas do nuclear e ambientalistas de Portugal e de Espanha, académicos e outros representantes da sociedade civil.

"A reunião tem como objetivo alertar os poderes públicos e as populações para o perigo duma Central que pertence à geração das de Chernobyl, na Ucrânia, e Fukushima, no Japão, devendo encerrar este ano", revelam ainda os organizadores.

A sessão de abertura está agendada para as 9H00 com a presença da eurodeputada Ana Gomes e do presidente do município idanhense, Armindo Jacinto.

COMENTÁRIOS