Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Nuno Álvares: Empretic leva alunos a Alcañices e Zamora

Reconquista - 24/05/2018 - 8:00

No cumprimento do plano de actividades do projecto Empretic - Empreendedorismo, Redes Educativas e Uso das TIC, um grupo de 20 alunos do Agrupamento de Escolas Nuno Álvares, em Castelo Branco, acompanhados de dois professores, deslocou-se a Alcañices e Zamora, em Espanha.

Partilhar:

O grupo de professores e alunos em Espanha

No cumprimento do plano de actividades do projecto Empretic - Empreendedorismo, Redes Educativas e Uso das TIC, um grupo de 20 alunos do Agrupamento de Escolas Nuno Álvares, em Castelo Branco, acompanhados de dois professores, deslocou-se a Alcañices e Zamora, em Espanha, retribuindo a visita que estes parceiros lhes fizeram em abril. Os alunos albicastrenses visitaram o Instituto de Educação Secundária de Aliste, em Alcañices, e em Zamora participaram em sessões de trabalho e vistas a instituições e empresas.

Segundo comunicado do Agrupamento, “este projeto tem como objetivo principal o fomento do espírito empresarial nos alunos do ensino secundário, mediante a colocação em prática de projectos transfronteiriços de inovação, baseados no uso de novos suportes TIC e centrados em actividades económicas tradicionais”. Neste sentido, a Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares – Direção de Serviços da Região Centro e a Junta de Castilla e Leon implementaram a rede Empretic, nos estabelecimentos de ensino da região Centro e nos centros educativos de Castilla e Leon. Este projeto enquadra-se no Interreg Espanha-Portugal e tem apoio financeiro do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional via Comissão de Coordenação de Desenvolvimento Regional do Centro. Para concretizar o projeto, “as escolas portuguesas e espanholas propõem-se criar uma rede virtual de centros educativos, de ambos os lados da fronteira, realizar projectos conjuntos de inovação educativa no âmbito do empreendedorismo e organizar encontros de alunos para acompanhamento e mostra de trabalhos”.

Sendo a região espanhola visitada uma zona em que a agricultura teve um grande influência ao longo dos tempos, foi possível perceber que também por ali os índices demográficos estão em baixa. Entenderam ainda que com o decorrer dos tempos as populações optaram por valorizar produtos até então pouco reconhecidos, promovendo-os nos mercados locais como exteriores.

Depois de uma visita ao Centro de Interpretação das Espécies Micológicas, em Rabanales, visitaram uma empresa que apostou na recolha, embalamento e comercialização de variados tipos de cogumelos. Outra actividade local que os alunos portugueses e espanhóis tiveram oportunidade de visitar foi a olaria, onde tiveram oportunidade de verificar todas as fases da produção desde a recolha do barro, o seu tratamento, a moldagem e ainda a cozedura, tendo ainda participado na confeção.

Do intercâmbio fez também parte uma visita guiada à zona histórica de Zamora.

COMENTÁRIOS