Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Nuno Álvares: Raúl Monteiro destaca-se na Física

Reconquista - 06/07/2017 - 8:00

Raúl Pombo Monteiro, aluno do 12.º ano da Escola Secundária Nuno Álvares, de Castelo Branco, foi selecionado para participar, em setembro, nas Olimpíadas Ibero-americanas de Física, na Colômbia.

Partilhar:

Raúl Monteiro representou as cores nacionais na Colômbia

Raúl Pombo Monteiro, aluno do 12.º ano da Escola Secundária Nuno Álvares, de Castelo Branco, foi selecionado para participar, em setembro, nas Olimpíadas Ibero-americanas de Física, na Colômbia. O aluno já tinha participado no passado ano letivo, participou nas Olimpíadas de Física, a nível regional e a nível nacional, tendo sido selecionado para integrar um grupo de vinte pré-olímpicos.

Durante o segundo e o terceiro períodos do ano letivo 2016-2017, participou, um fim-de-semana por mês, na Universidade de Coimbra, no Projeto Quark!, no qual assistiu a aulas de Física, nas quais eram lecionados conteúdos do ensino superior. No passado dia 27 de maio, o Raul e os outros pré-olímpicos foram submetidos a uma prova designada como Prova de Fogo (PDF). De manhã, realizaram uma prova teórica que avaliava como lidavam com problemas que envolviam conteúdos do ensino secundário e os lecionados nas sessões do Projeto Quark! (a prova teve a duração de quatro horas com uma extensão de meia hora). À tarde, realizaram duas provas práticas, cada uma de duas horas, para avaliação das competências laboratoriais. Todas as provas avaliavam, ainda, as competências dos alunos sob pressão, já que o grau de dificuldade era muito elevado. Os cinco primeiros classificados vão participar nas Olimpíadas Internacionais de Física, na Indonésia. Os seguintes quatro melhores classificados representarão Portugal nas Olimpíadas Ibero-americanas de Física, na Colômbia. 

COMENTÁRIOS