Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Portalegre-Castelo Branco: Diocese preocupada com o abuso de menores

Reconquista - 06/06/2019 - 10:34

Bispo D. Antonino Dias junta-se às preocupações do Papa Francisco e do episcopado em Portugal.

Partilhar:

A Diocese de Portalegre e Castelo Branco, pela voz do seu Bispo D. Antonino Dias, juntando-se ao Papa Francisco e ao episcopado do nosso país, mostra-se também muito preocupada com os abusos de menores, no seio da Igreja Católica. Daí, que no primeiro dia de junho, Dia da Criança, reunindo-se com o Conselho Diocesano de Pastoral, em Mem-Soares- Castelo de Vide, se revelasse interessado, juntando-se às restantes dioceses do país, em vir a ser criado uma Comissão Diocesana, para tratar desta problemática.

D. Antonino acrescentou ainda que neste momento, “não tenho conhecimento de qualquer caso na diocese”. Os conselheiros, comungando da mesma preocupação, mostraram-se disponíveis para ajudar o prelado a encontrar os melhores especialistas que irão formar a futura Comissão Diocesana para tratar deste assunto, com tolerância zero no seio da Igreja.
Outro prato forte deste muito participado Conselho Diocesano consistiu em se tentar desenhar a melhor estratégia pastoral, para se comemorar na diocese o “Mês Missionário Extraordinário”, no próximo mês de Outubro, solicitado pelo papa Francisco, para ser vivido em toda a Igreja. O culminar deste evento eclesial terá lugar em Portalegre, no dia 27 do mês de outubro, através de um grande Encontro Diocesano, presidido por D. Antonino Dias. 
Também mereceu grande realce dos conselheiros uma reflexão sobre a melhor maneira da diocese participar no próximo Encontro Mundial da Juventude, convocado pelo Papa, e que vai ter lugar em Portugal em 2020. Durante a frutuosa troca de opiniões, foram já adiantadas algumas sugestões, para que este acontecimento mundial, sobretudo para envolver os jovens, tenha uma grande participação diocesana.
Entre os outros assuntos tratados, além da peregrinação diocesana a Fátima em 2 de maio, destaque para a apresentação do site da diocese, pelo Presidente do Conselho Diocesano da Pastoral P. Nuno Folgado, o qual se encontra em vias de ultimação. 

COMENTÁRIOS