Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Pais em tempos de crises: Ensinar os adolescentes a gerir o tempo

Mário Freire - 01/02/2018 - 10:04

Ninguém pode dar aquilo que não tem. Tal se aplica, igualmente, aos pais: se estes forem desorganizados nas suas vidas, nas suas coisas, nos seus tempos, andarem a correr de um lado para o outro, sem disponibilidade para o que se considera essencial, torna-se difícil ensinar aos filhos a gerir o seu tempo. E administrar bem o tempo é, em certa medida, administrar bem a vida. Claro que há circunstâncias, por vezes, bem adversas, que obrigam uma pessoa a não poder parar, a quase não pensar, para que o lar possa funcionar. Ponham-se, então, de fora estas circunstâncias, e veja-se o que Jean-François Dortier, sociólogo e autor de várias obras no domínio das Ciências Humanas, diz sobre a administração do tempo.
De entre as inúmeras regras que os manuais de gestão do tempo propõem, há alguns princípios, segundo Dortier, a que todas elas obedecem. Seleccionaria, de entre os enunciados, quatro desses princípios: 
- Redefinir as prioridades. É fazer escolhas sobre o que verdadeiramente conta, como o estudo mas, também, o tempo livre, o desporto, a espiritualidade, o falar e o sair com os amigos… E isto passa por se fazer para cada dia, para cada semana, um programa que inclua aquilo que é urgente, as obrigações, mas também o que nos parece mais valioso.
- Eliminar. Depois de estabelecer-se o que há a fazer, urge determinar o que deve eliminar-se. Trata-se de um trabalho difícil, visto que cortar na lista “do que fazer”, equivale a dizer “não”, quer a nós próprios (por exemplo, não falar hoje à noite ao telefone, tendo que o pôr no silêncio), quer em relação aos outros (por exemplo, não abrir mails a cada alerta). “Eliminar é ganhar tempo, é fazer desaparecer o supérfluo e rejeitar os devoradores de tempo”, diz Dortier. 
- Conhecer os próprios ritmos. Concentrar as tarefas mais difíceis nos momentos do dia em que se é mais eficaz. É saber utilizar a lei 20/80, em que apenas 20% do tempo é utilizado a fazer o essencial e em que os restantes 80% se passam com o acessório. Isto pode significar que 1 hora de estudo antes de jantar pode equivaler a 4 horas de estudo depois de jantar (e com resultados duvidosos!). 
- Finalmente, “Dividir a montanha em bocados”, quando há muito que fazer. Isto significa, segundo Dortier, que deve fragmentar-se o muito trabalho em tarefas menores, não adiando tudo para o dia seguinte, nem tentando fazer tudo no mesmo dia. 
Dortier enuncia, ainda, outros princípios. Se os que foram referidos puderem ser aplicados, eles contribuirão para os adolescentes ganharem responsabilidade e tornarem-se mais eficazes nas tarefas de que são incumbidos, sejam elas de natureza escolar, social, doméstica ou outra. 
freiremr98@gmail.com

COMENTÁRIOS