Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Pais em tempos de crises: Normas e limites

Mário Freire - 29/09/2016 - 9:31

Uma sociedade para funcionar de uma maneira organizada tem que fazer leis e cumpri-las, ter normas, estabelecer limites. São as leis, as normas e os limites que permitem regular as relações entre as pessoas, as instituições e os Estados. Ora, a família é a célula principal de um corpo que é a sociedade. Se uma célula do corpo trabalha irregularmente pode colocar em perigo o resto do organismo. De igual modo sucede na família, relativamente a algum dos seus elementos. 
É certo que, por vezes, os pais estão mais preocupados com as normas a cumprir pelos filhos em detrimento daquelas que deveriam ter em relação a si próprios. Mas é sobre as normas e limites a aplicar aos filhos de que esta crónica trata.
Os pais, desde as primeiras idades dos filhos, têm necessidade de delinear normas, estabelecer limites quanto ao comportamento destes. E é aqui que, nem sempre, os pais são suficientemente precisos naquilo que estabelecem, principalmente se os filhos se encontram na pré-adolescência ou adolescência, dando aso a que eles ignorem, desobedeçam ou resistam às indicações que lhes são dadas. Estas, para que se alcancem os objectivos que se pretendem, têm que ser claras e concretas: o “não” significa mesmo “não”, não sendo confundível com “talvez” ou “sim”. Para isso, as tais indicações deveriam ser acompanhadas com todas as explicações e informações, de acordo com a idade dos filhos, tentando que eles se responsabilizassem e cooperassem nas decisões tomadas. Pai e mãe teriam que ter, claro está, opiniões convergentes quanto ao teor dessas indicações.  
Se, pelo contrário, os limites não forem bem definidos, se as indicações que se pretendem que eles sigam forem ambíguas, pouco claras, opcionais, com pouca informação, que não sejam responsabilizadoras dos actos dos filhos, e se, ainda, pai e mãe divergirem na substância de tais indicações, então não se espere que essas tais normas sejam cumpridas. Estão, então, criadas as condições para se formarem filhos desobedientes e pais sem autoridade. Há, pois, que saber estabelecer limites aos filhos com sabedoria, razoabilidade e… determinação. 

COMENTÁRIOS