Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Pais em tempos de crises: Uma maneira de enfrentar as situações

Mário Freire - 13/07/2017 - 9:56

Laureano Benitez é um espanhol, professor de Filosofia, que se tem dedicado ao estudo dos valores e ao modo como eles devem fazer parte da educação das crianças e adolescentes. No seu livro “Educar e aprender com valores” (2014, Bookout, Lda.), ele identifica diferentes valores, entre os quais um que denomina de “mente positiva”. Tal não significa que os outros por ele citados (honestidade, verdade, partilha, respeito pela diversidade…) não sejam importantes mas porque esse valor – o da mente positiva - pode condicionar, de uma maneira determinante, quer a nossa atitude de vivermos, quer a maneira de com os outros nos relacionarmos.
Ter uma mente positiva significa tentar distinguir os aspectos bons naquilo que nos acontece, mesmo nas circunstâncias adversas. Muitas vezes cometemos erros ou vivemos situações desagradáveis que criámos ou de que fomos vítimas! Isso faz parte da condição humana. Tais situações poderão ajudar-nos a ser mais prudentes, a evitar certos comportamentos, a conhecer melhor as pessoas com que lidamos. 
Outras vezes, as situações acontecem-nos de modo diferente daquilo que esperávamos e não temos maneira de as modificar. Exige-se, então, que as aceitemos com serenidade. “Há que reconhecer a realidade”, segundo Benitez, “tal como ela é, sem queixas, nem protestos…”
E, assim, perante as situações que nos vão acontecendo, temos que ir encontrando a felicidade, segundo o autor citado, “a qual se baseia na capacidade de desfrutar das pequenas coisas de cada dia, mais do que conseguir grandes êxitos”. 
Pais que incutam ânimo e serenidade, tentando ver aspectos positivos, frente às circunstâncias difíceis que vão acontecendo aos filhos, estão a ensinar-lhes caminhos de sabedoria que permitem a estes serem felizes. Além disso, os pais que conseguem aquele ambiente familiar de tranquilidade, mesmo perante circunstâncias hostis, estão a ensinar aos filhos modos de agir que farão deles adultos mais sociáveis e responsáveis. 
freiremr98@gmail.com

 

COMENTÁRIOS