Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Pais em tempos de crises: Repercussões de uma infância difícil

Mário Freire - 17/05/2018 - 10:39

A revista de língua inglesa “Evolução e Comportamento Humano” é uma publicação científica americana prestigiada que apresenta diferentes perspectivas sobre o comportamento humano. No seu número de Setembro de 2017 vem um artigo cujo título é “Infância difícil, repercussões a prazo.” Os autores (Lou Safra e colaboradores) analisam as relações das ligações entre o meio em que crescem as crianças e os seus comportamentos na idade adulta. 
Ora, verifica-se que muitos animais, sendo o seu crescimento em ambientes pouco seguros, apresentam a tendência para adoptar comportamentos que privilegiavam benefícios de curto prazo, mais imediatos, em detrimento de estratégias de longo prazo.
Investigadores de neurociências, a partir destes dados, tentaram verificar se estes tipos de comportamentos poderiam ser aplicados ao homem. Para isso, eles interrogaram 1000 pessoas de idades compreendidas entre os 19 e os 87 anos acerca do ambiente familiar que tiveram nas suas infâncias, tais como o investimento que os pais puseram na sua educação, as dificuldades e os conflitos familiares por que passaram, etc... Eles inquiriram, ainda, sobre a idade em que tiveram a primeira relação sexual, o primeiro filho, os seus hábitos, tais como os consumos de tabaco, álcool, alimentos...
Os investigadores estabeleceram, então, após a análise das respostas, e tendo em consideração as condições da infância dos inquiridos, que havia uma ligação entre as situações difíceis por que passaram nos primeiros anos das suas vidas e determinados tipos de comportamentos. Assim, as pessoas que sofreram mais carências na sua infância iniciaram a sua vida sexual mais precocemente, tiveram o seu primeiro filho mais cedo e apresentam mais problemas de saúde relacionados com o tabagismo, alcoolismo, obesidade...
Os comportamentos adoptados por estas pessoas pressupunham uma concepção de vida mais preocupada com a satisfação imediata dos seus prazeres, indo ao sabor das circunstâncias que se lhes iam deparando, em detrimento de outros objectivos mais sólidos, de prazo mais longo mas que lhes proporcionariam estilos e níveis de vida de melhor qualidade.
Enfim, o que se passa na infância não passa ao lado do que se é na idade adulta. 

freiremr98@gmail.com

COMENTÁRIOS