Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Pais em tempos de crises Saber gerir as expectativas

Mário Freire - 07/06/2018 - 9:41

Há um Programa na TSF, às sextas-feiras, intitulado de “Pensamento Cruzado” e que é da responsabilidade de dois psicólogos clínicos e de um médico psiquiatra. Este Programa tem a ver com múltiplos aspectos da nossa vida e em que os da família não ficam excluídos. 
Num destes Programas os autores trataram da “gestão das expectativas”. Ora, na vida nem sempre aquilo que se deseja se obtém; quando tal acontece, pode ocorrer a frustração. Se, pelo contrário, é alcançado aquilo que se pretende, obtém-se a gratificação. Um dos sectores onde a educação dos filhos é crucial reside no ensinar-lhes a lidarem com a frustração e a adiarem a gratificação. “Há um espaço e um tempo entre um desejo e uma gratificação”. E é neste espaço e nesse tempo que se situa muito do que é educar.
Vive-se hoje no imediatismo, nos acontecimentos “em tempo real”. Vê-se uma pessoa, independentemente da distância a que ela se encontre, no mesmo instante em que com ela se fala. Envia-se uma mensagem, escrita ou visual e, de imediato, pode ter-se um feedback em relação a ela de alguém que está a milhares de quilómetros. Há, igualmente, a tendência de as crianças e os adolescentes quererem ser satisfeitos, sem esperas, naquilo que desejam. Ora, nem tudo na vida ocorre como desejaríamos. Quanto tempo demora, apesar das tentativas que fazemos, a encontrar aquele primeiro emprego por que tanto ansiamos! Quanto desejaríamos gozar umas férias mas que as dificuldades e os acontecimentos da vida nos impedem, para já, de as termos! Exemplos do nosso quotidiano de grandes esperas ou de frustrações não faltam. 
“Ensinar a gerir as expectativas é ensinar a viver”, dizem os autores. E acrescentam: “É preciso, enquanto pais, não temer contrariar os desejos imediatos. É preciso que os pais não matem os sonhos dos filhos mas que partam desses sonhos para a construção de uma realidade e não para algo que os afaste dela”. 
Enfim, ensinar a gerir as expectativas dos filhos é prepará-los para o modo como a vida os poderá vir a tratar. 
freiremr98@gmail.com

 

COMENTÁRIOS