Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Parlamento dos Jovens: Jovens querem discriminar positivamente o interior

Reconquista - 02/03/2017 - 8:00

Foi aprovado o Projeto de Recomendação à Assembleia da República, pelos deputados do círculo de Castelo Branco, eleitos para a sessão distrital do Parlamento dos Jovens do Ensino Básico. 

Partilhar:

A sessão decorreu nas instalações do IPDJ

Criar um mecanismo que defenda a igualdade entre géneros nos postos de trabalho;  o Estado emprestar os  manuais escolares no ensino obrigatório; criar um artigo que garanta o direito à morte medicamente assistida de forma regulada e legislada, em casos terminais; e incluir um artigo na Constituição da República Portuguesa que consagre a existência dos Estatutos dos Territórios de Baixa Densidade são os pontos que integram o Projeto de Recomendação à Assembleia da República, aprovado pelos deputados do círculo de Castelo Branco, eleitos para a sessão distrital do Parlamento dos Jovens do Ensino Básico. A sessão teve lugar dia 21 de fevereiro, no auditório do Instituto Português do Desporto e Juventude de Castelo Branco, subordinada ao tema “Os Jovens e a Constituição: Tens uma palavra a dizer”. Os jovens participantes elegeram os deputados que representarão o círculo eleitoral de Castelo Branco na sessão nacional, a realizar na Assembleia da República, dias 22 e 23 de maio.

Participaram na sessão 10 escolas com 43 deputados efetivos e 10 suplentes. Foram eleitos para sessão nacional os alunos João Pedro Godinho Nogueira e Inês Pacheco Figueira, da Escola Básica Serra da Gardunha, do Fundão, e Marta Isabel Paulino Francisco e Diogo Emanuel Dias Martins, da Escola Básica e Secundária de Alcains. João Pedro Godinho Nogueira foi eleito porta-voz do círculo eleitoral. O tema proposto pelo Círculo Eleitoral de Castelo Branco à Comissão Parlamentar de Educação, Ciência e Cultura para debate no próximo ano letivo foi “Combate ao despovoamento do interior do país”.

A sessão solene de abertura contou com a presença da deputada socialista eleita por Castelo Branco para a Assembleia da República, Hortense Martins, o vice presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, Arnaldo Brás, a representante da Direção Regional de Educação do Centro, Cristina Ferreira, a representante da Direção Regional do Centro do IPDJ, Alda Ferreira, e a jovem presidente da sessão, Alexandra Maldonado da Escola Básica Serra da Gardunha, do Fundão. Fizeram parte da mesa da sessão como vice-presidente, Inês Freire, da Escola Secundária Frei Heitor Pinto da Covilhã, e como Secretária, Maria Saramago, da Escola Secundária do Fundão.

COMENTÁRIOS