Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Pedro da Fonseca: Alunos de Proença já estão eleitos

Reconquista - 31/01/2019 - 10:44

Os alunos do 2º e 3º ciclo e do ensino secundário da Escola Básica e Secundária Pedro da Fonseca exerceram, dia 21 de janeiro, o seu direito de voto para elegerem os colegas que vão representá-los na sessão escolar do Parlamento dos Jovens.

Partilhar:

Sessão contou com a deputada Hortense Martins

Os alunos do 2º e 3º ciclo e do ensino secundário da Escola Básica e Secundária Pedro da Fonseca exerceram, dia 21 de janeiro, o seu direito de voto para elegerem os colegas que vão representá-los na sessão escolar do Parlamento dos Jovens. A escola Pedro da Fonseca é uma das 983 instituições de ensino que participa nesta iniciativa que, este ano, debate a temática das alterações climáticas, com enfoque na salvação dos oceanos (alunos do 2º e 3º ciclo) e no aquecimento global (ensino secundário).

Para além do ato eleitoral, o dia do Secundário foi ainda marcado com uma sessão com a deputada socialista na Assembleia da República, Hortense Martins. Eleita pelo círculo eleitoral de Castelo Branco, mostrou-se satisfeita pela escolha do tema da edição deste ano, da responsabilidade dos alunos participantes na edição passada, o que demonstra que os jovens estão cada vez mais preocupados com as questões ambientais e que estão empenhados em mostrar soluções e alternativas de combate a este problema.

Hortense Martins destacou a sua participação como representante do Parlamento na 24ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, que se realizou na Polónia e ainda abordou os impactos ambientais e custos elevados que as alterações climatéricas têm provocado. A deputada explicou também o funcionamento do Parlamento, desde as competências do deputado às comissões parlamentares, frisando o papel do presidente da Assembleia da República como segunda figura do Estado e a importância do direito de voto.

Após os debates escolares, seguem-se as sessões distritais, sendo que o debate entre os alunos do distrito de Castelo Branco será a 19 de fevereiro. Daí sairão as propostas e os “deputados” que irão representar o distrito na sessão nacional do Parlamento dos Jovens que será na Assembleia da República, dias 6 e 7 de maio para o ensino básico e 20 e 21 de maio para o ensino secundário.

COMENTÁRIOS