Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Penha Garcia: Núcleo museológico foi inaugurado

Reconquista - 22/08/2017 - 8:30

O Núcleo Museológico São Pedro de Alcântara e a Biblioteca Pires de Campos, em Penha Garcia, foram inaugurados no passado dia 8 na antiga casa do saudoso Padre João Pires de Campos.

Partilhar:

A cerimónia foi muito participada. FOTO CMIN

O Núcleo Museológico São Pedro de Alcântara e a Biblioteca Pires de Campos, em Penha Garcia, foram inaugurados no passado dia 8 na antiga casa do saudoso Padre João Pires de Campos. O presidente da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, Armindo Jacinto, inaugurou estes espaços que congregam o espólio doado ao município por este distinto colecionador de Penha Garcia.

"Nos últimos anos estudámos e recuperámos milhares de documentos e peças que fazem parte da coleção do Padre João Pires de Campos, descobrimos verdadeiros tesouros e agora cumprimos o seu sonho de divulgar nesta casa-museu o seu espólio de enorme relevância nacional e internacional”, afirmou Armindo Jacinto naquela ocasião.

O autarca acrescentou que no processo foi fundamental o trabalho realizado desde 2009 a partir do Centro Cultural Raiano, nomeadamente através da equipa de Conservação e Restauro da Rede Museológica Municipal, que irá prosseguir nos próximos anos, dado tratar-se de uma coleção “muito rica, vasta e diversificada”.

De acordo com uma nota informativa enviada pela autarquia idanhense à comunicação social, este espaço tem duas componentes, em harmonia com a vontade descrita no testamento daquele sacerdote. A Biblioteca Pires de Campos, assim designada em homenagem ao seu nome de família, compreende cerca de nove mil volumes, entre monografias, publicações periódicas e seriados. O Núcleo Museológico São Pedro de Alcântara é representativo da vasta coleção de arte e documentação. Inclui pintura, imaginária, cerâmica, ourivesaria, etnografia, espólio pessoal e uma valiosa coleção de Livro Antigo (três mil volumes), acervo ímpar de bibliografia Mariana.

Para o presidente da Freguesia de Penha Garcia, Raúl Antunes, este foi um dia feliz: “Estamos a cumprir a vontade do Padre João com a inauguração de uma obra que vem enriquecer o concelho de Idanha-a-Nova e o país”, referiu, citado através da mesma informação.

Além da Biblioteca e da área expositiva, o edifício inclui também áreas de reserva e acondicionamento das coleções, conservação, consulta e um espaço multiusos. Nesta casa-museu passará também a funcionar o Posto de Turismo de Penha Garcia.

A inauguração contou ainda com a presença do anterior presidente da Câmara de Idanha-a-Nova, Álvaro Rocha – que apoiou o início deste projeto –, dos testamenteiros António Catana e António Pires Nunes, do arquiteto Luís Marçal Grilo, da curadora do acervo, Maria de Aires Carmo, e do coordenador do projecto, Paulo Longo.

A obra foi cofinanciada pelo programa Mais Centro (QREN) e pela União Europeia, através do FEDER.

Recorde-se que já no passado dia 13 de junho foi inaugurada também em Penha Garcia a Capela de Santa Maria de Guadalupe, igualmente de acordo com a vontade expressa no testamento do Padre João Pires de Campos, que doou um terreno nessa condição.

COMENTÁRIOS