Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Poemas de uma vida, aos 85 anos de idade

Reconquista - 20/06/2018 - 18:05

Maria Cabaça escreveu, aos 85 anos, o seu primeiro livro de poesia. Tudo começou na Universidade Sénior. Diz que este foi um dos momentos mais felizes da sua vida.

Partilhar:

Aos 85 anos de idade, Maria Cabaça Barreto, aluna da USALBI - Universidade Sénior Albicastrense, apresentou o seu primeiro livro de poesia "A Árvore da Vida", concretizando um sonho antigo.

"Este é um livro das histórias da minha vida. Do meu trabalho no campo. Eu fui uma faz tudo. Agora, já aposentada, vim para a Universidade Sénior, para a disciplina Poetas e Escritores, e decidi escrever este livro para dedicar aos meus filhos, netos e bisnetos", começa por explicar.

Maria Cabaça Barreto diz que desafio começou nas aulas, com os docentes da USALBI, em particular com Maria de Lurdes Barata, que apresentou a obra e acompanhou a sua edição. "Começámos a escrever poemas, a lembrar-me da minha vida. Foi um sonho muito bonito e muito bom. Este livro foi uma das melhores coisas da minha vida. Quem me ensinou gostou do que eu escrevi", adianta.

Momentos antes da apresentação, a autora desafiava também os colegas "a fazer o que eu fiz. Deste modo as memórias nunca são esquecidas", acrescentou à Rádio Castelo Branco. Para trás ficam uma vida que teve muitas dificuldades, mas também muitos momentos positivos, como o próprio livro explica.

A apresentação decorreu, segunda-feira, no auditório da Biblioteca Municipal de Castelo Branco que foi pequeno para acolher tantos amigos.

Arnaldo Brás, presidente da USALBI, destacou a importância deste tipo de iniciativas. A partir da USALBI já foram escritos vários livros. O responsável pela instituição aproveitou a ocasião para anunciar a criação de um polo da universidade na freguesia de Malpica do Tejo, já no próximo ano letivo.

Aquele responsável desafiou ainda a autora a fazer uma nova apresentação deste seu livro em Malpica do Tejo, terra de onde Maria Cabaça Barreto, é natural, durante o anuncio oficial da abertura do polo da USALBI.

Além da freguesia de Malpica do Tejo, Arnaldo Brás anunciou que no "próximo ano letivo o objetivo é que todas as freguesias tenham polos da universidade. Nada disto seria possível sem o apoio da Câmara".

A importância da Universidade Sénior Albicastrense foi também reforçada pelo vice-presidente da autarquia, José Augusto Alves: "A autarquia apoia a USALBI de uma forma aberta, pois sabemos que as pessoas aqui se sentem bem. Desafio qualquer universidade do país a reunir num jantar de encerramento de ano letivo 900 pessoas, como vai acontecer com a USALBI", disse, acrescentando que "sentimo-nos bem em ser um oásis na cultura, não só com a edição de livros, mas também com uma agenda cultural de excelência".

A docente e investigadora Maria de Lurdes Barata, considera a obra "uma janela da descoberta de sentido nas temáticas que a escrita de Maria Cabaça Leitão Barreto abrange – a vida cresce e desenvolve-se como uma árvore que ganha ramos, folhas e frutos ao longo dos anos". A docente universitária destacou ainda a qualidade, o rigor e o modo muito profissional com que a RVJ Editores editou este livro.

COMENTÁRIOS