Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Leitores: Castelo Branco: do interior para o mundo

Helder Henriques - Membro da Assembleia Municipal de C. Branco - 05/04/2018 - 9:00

Nos últimos meses, temos assistido à distinção de um conjunto de Albicastrenses que têm assumido um papel fundamental na promoção da nossa cidade e concelho.

Partilhar:

Nos últimos meses, temos assistido à distinção de um conjunto de Albicastrenses que têm assumido um papel fundamental na promoção da nossa cidade e concelho. Os exemplos são vários e provenientes de áreas diversas mas centremo-nos, por agora, no desporto. Ainda recentemente, no dia da cidade, a Câmara Municipal de Castelo Branco teve a feliz iniciativa de homenagear, além do corpo de Bombeiros, dois jovens que têm levado o nome da nossa cidade além fronteiras. É o caso de Francisco Belo e de Diogo Côrte. Ambos são exemplo de dedicação, trabalho e alegria quando estão envolvidos na atividade desportiva, mesmo em cenário de competição.  Ambos são campeões!
 Além destes, também podemos referir Duarte Guimarães, atleta da Associação Cultural e Desportiva da Carapalha, que se tem vindo a distinguir nas artes marciais marcando presença no campeonato do mundo. Exemplos associados a diversas instituições como a Academia de Judo de Castelo Branco, a APPACDM, a Escola de Judo Ana Hormigo, ou outras, já habituaram os Albicastrenses a prémios, pódios e troféus. Estes prémios constituem valiosos contributos para a projeção de Castelo Branco no país e no mundo. 
Promover Castelo Branco é um trabalho que não se faz a curto prazo e só produzirá resultados se envolver todos os intervenientes locais, regionais e nacionais. A Câmara Municipal de Castelo Branco está a fazer o seu papel ao procurar dinamizar as associações, apostar na inovação e envolver diversas entidades de vários setores. O trabalho é longo, e demorado, mas já começou a produzir os seus frutos. A articulação entre as associações, a Câmara Municipal, as diversas entidades públicas e privadas e, no essencial, todos e cada um de nós, constituem a alavanca fundamental ao desenvolvimento sustentável do concelho de Castelo Branco.
Hoje estamos todos implicados no desenvolvimento dos nossos territórios. Não há soluções mágicas. Há, tal como fazem os atletas referidos anteriormente, as associações e a autarquia, muito trabalho, dedicação e uma estratégia que deve servir de guia orientador. A Câmara Municipal de Castelo Branco tem esse guia estratégico para aprofundar a competitividade do nosso concelho no panorama regional, nacional e ibérico. Entre outros aspetos, destacamos  a aposta no empreendedorismo envolvendo públicos mais jovens pensando no futuro do concelho; a aposta na incontestável dinamização cultural, tornando Castelo Branco um local de atração por ter uma agenda cultural muito significativa no panorama nacional;  a valorização do património, material e imaterial, através, entre outros exemplos, da criação de diversos espaços museológicos de referência e que têm vindo a receber cada vez mais visitantes; a melhoria de diversas áreas da cidade; ou a criação de uma cidade cada vez mais verde e amiga do ambiente são apenas alguns exemplos da mais recente ação autárquica do Partido Socialista.
Castelo Branco assume-se como uma cidade policêntrica, que procura ser cada vez mais atraente, com uma economia que se pretende cada vez mais sustentável, uma cidade onde se geram oportunidades de emprego e de investimento, onde a criatividade, a cultura, a educação, o ambiente constituem os principais pressupostos onde o executivo, liderado por Luís Correia, está a apostar estrategicamente, adequadamente e na medida das oportunidades que vão surgindo decorrentes de financiamentos diversos.  Castelo Branco continuará a afirmar-se como um dos principais pólos de desenvolvimento económico e social da região onde se insere e assumirá a sua centralidade ibérica. Tudo isto exige tempo, trabalho e muita dedicação. Os Albicastrenses sabem disto e reconhecem o projeto assumido pelo Partido Socialista para projetar Castelo Branco no mundo.

COMENTÁRIOS