Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Polybat: Ténis de mesa lateral é jogado em Castelo Branco

Artur Jorge - 01/02/2019 - 10:57

A Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência (FPDD) traz à cidade albicastrense uma modalidade conhecida como ténis de mesa lateral.

Partilhar:

Torneio decorre no Pavilhão Municipal de Castelo Branco

Castelo Branco acolhe esta sexta-feira, 1 de fevereiro, o segundo Torneio de Polybat “Jogos Santa Casa”, numa iniciativa articulada entre a Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência (FPDD) e a Associação de Apoio à Criança. Já há um ano, as duas instituições estrearam esta iniciativa no pavilhão municipal da cidade albicastrense.

O polybat, ou ténis de mesa lateral, como também é conhecido, tem a sua origem em Inglaterra, em meados da década de 1980. “Surgiu como uma alternativa recreativa, para aqueles que não possuíam o perfil do boccia e não conseguiam praticar o ténis de mesa convencional”, como é explicado na página oficial da FPDD.

É jogado numa mesa de 1,2 metros por 2,4 metros, com proteção nas laterais com 10 centímetros de altura, para que a bola não saia pelos lados. “Cada jogador usa um bastão para bater a bola ao longo da superfície da mesa contra o seu oponente”, é acrescentado na explicação das regras. O jogo é disputado até aos 11 pontos (jogo curto) ou 21 pontos (jogo longo). A cada dois pontos os jogadores trocam de serviço. Na marcação do serviço, “a bola deve tocar pelo menos uma vez numa parede lateral antes de o adversário responder”. O bastão “deve manter contacto com a mesa (é arrastado) e a bola deve ser lançada diretamente ou de encontro às bordas laterais”.

O perfil característico do praticante inclui quem tem distrofia muscular, paralisia cerebral, lesões vertebro medulares, traumatismo craniano e deficiência intelectual.

A iniciativa que a entidade federativa traz a Castelo Branco surge no âmbito do projeto “+ Desporto ≠”. O programa começa esta quinta-feira, 31, com uma formação de árbitros de polybat nas instalações da Associação de Apoio à Criança, a partir das 10h30. Estes torneios têm como objetivo “desenvolver o polybat a nível nacional, promovendo a prática junto de pessoas com deficiência e proporcionando, por outro lado, momentos de aprendizagem e conhecimento a todos os técnicos, treinadores e acompanhantes desportivos”.

Já na sexta-feira, dia 1, os jogos iniciam-se às 10h30.

COMENTÁRIOS