Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Portagens: Buzinão e marcha lenta entram hoje em Castelo Branco

José Furtado - 22/06/2018 - 12:40

A manifestação é convocada pela Plataforma P´la Reposição das Scuts na A23 e A25. Protesto vai passar pelas principais ruas da cidade.

Partilhar:

Plataforma está contra os preços praticados na A23. Foto Reconquista

A cidade de Castelo Branco recebe esta sexta-feira uma marcha lenta e buzinão, em protesto pelo pagamento de portagens na autoestrada da Beira Interior.

A manifestação é convocada pela Plataforma P´la Reposição das Scuts na A23 e A25, da qual fazem parte associações empresariais, sindicatos e utentes dos distritos de Castelo Branco e da Guarda.

A organização agendou três protestos do género para as cidades do distrito de Castelo Branco, sendo este o segundo, depois do da Covilhã ocorrido a 14 de junho.

Em Castelo Branco a concentração está marcada para as 17H00 na rotunda junto ao McDonalds.

O protesto segue pela rotunda do empresário, rotunda dos templários e tílias, cortando para a Escola Superior de Educação em direção à estação de caminhos-de-ferro.

A caravana automóvel passa ainda pelas principais ruas e avenidas do centro da cidade e por instituições como a câmara municipal e a junta de freguesia.

A Plataforma P´la Reposição das Scuts na A23 e A25 promoveu em abril deste ano uma marcha lenta que passou pelas três cidades e terminou na Lardosa, no concelho de Castelo Branco.

A nova onda de protestos avançou depois de se saber em junho que o Governo poderá avançar com uma redução de 30 por cento do custo das portagens na A23 mas apenas os transportes pesados de mercadorias.

José Gameiro, o presidente da Associação Empresarial da Beira Baixa, disse nessa altura ao Reconquista que o alívio de custos é bem-vindo “mas esta é uma medida completamente desgarrada e outra vez discriminatória negativamente” e que não serve “o interior, as populações e o tecido empresarial da região”.

O presidente da associação empresarial – que faz parte da Plataforma P'la Reposição das Scuts – lembra que as transportadoras que operam com pesados são uma ínfima parte da economia regional. A maioria das empresas opera com veículos das classes 1 e 2, que não devem aceder a descontos.

“As grandes transportadoras estão sediadas sobretudo nos grandes centros. Se queremos trazer pessoas para a região não podemos beneficiar só aqueles que estão de passagem”, diz. Na opinião de José Gameiro a hipótese agora conhecida “é uma reação ao medo do bloqueio que os camionistas anunciaram”.

Se esse foi o critério, o presidente da AEBB deixa o aviso: “nós também sabemos fazer bloqueios”.

Esta posição foi também assumida pela União dos Sindicatos de Castelo Branco, que em comunicado acusou o Governo de “andar a gozar com o povo do interior”.

 

ROTEIRO DO PROTESTO

Rotunda McDonalds

Tílias

Estação

Av. Nuno Álvares

Rua Cadetes Toledo

Senhora da Piedade

Segurança Social

Três Globos

Rua 5 de Outubro

Rotunda Europa

Av. Humberto Delgado

Banco de Portugal

Jardim do Paço

Rotunda Misericórdia

Túnel do Centro Cívico

Av. 1.º de Maio

Tílias

Rua de Santiago

Junta de Freguesia

Rua Dadrá

Rua Conselheiro Albuquerque

Av. Nuno Álvares

Rua Cadetes Toledo

Câmara Municipal

Fonte AEBB

COMENTÁRIOS

jmarques
à muito tempo atrás
Os cidadãos/eleitores do distrito não se esqueçam de votar nos partidos que defendem a existência de portagens.