Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Prémio Reconquista: Bem hajam por estarem desse lado

José Júlio Cruz - 30/06/2016 - 15:04

Competência, seriedade, trabalho, história, humildade, fé e amor são apenas alguns dos ingredientes neste cozinhado de notícias, publicidade e opiniões que quotidianamente chega às vossas mãos, na edição em papel ou online e redes sociais

 

Eu podia vir agora e aqui dizer o que quisesse. Melhor jornal regional do país é um reconhecimento que agradecemos e um classificativo que dá pano para mangas. Mas, apenas quero que fique claro o seguinte:

COMPETÊNCIA Todos os dias nos questionamos, conversamos, discutimos, para que possamos crescer mais e melhor em prol de quem nos lê. "Os jornais são daqueles que os leem", disseram-me no dia em que para aqui entrei em março de 1989. Já na altura era assim, procuramos que venha a ser até ao fim dos nossos dias. O tijolo e a argamassa de que somos feitos assenta na credibilidade. Não há outra receita. Servir é a missão, lutar por isso o objetivo. Proprietários, administração, administrativos, direção, jornalistas, paginadores, impressores, distribuidores, colaboradores, estagiários, somos uma equipa, sem esquecer o apoio jurídico sempre que se justifica e todos aqueles que de forma desinteressada connosco arregaçam as mangas, quotidianamente, para que façamos o melhor possível, todas as semanas.

SERIEDADE Inquestionável, o verbo que nos move é mesmo servir. Até nos momentos difíceis, naqueles em que nos apetece explodir face às injustiças e às maledicências e outros males dos dias que correm, é aqui que nos refugiamos e é aqui que encontramos forças para continuar. "Caminante, son tus huellas/el camino y nada más;/Caminante, no hay camino,/se hace camino al andar. (...)" já escrevia o espanhol Antonio Machado no século XIX. Críticas, as boas e as más, fazem-mos aprender e crescer. Mantendo o rumo, mantendo os princípios, mantendo a seriedade.

TRABALHO Muito, muito trabalho. Disso não duvidem. A qualquer hora, sempre que se justifique. Sem perder o espírito de equipa. Juntos somos mais fortes, é um lugar comum, mas é a mais pura das verdades. Mesmo quando discordamos uns dos outros, encontramos sempre um ponto comum que nos faz seguir em frente, o Reconquista.

HISTÓRIA Há 71 anos começou esta aventura. Aqui estamos ainda hoje, contra ventos e marés, por uma imprensa livre, por uma região informada e desenvolvida, por um país onde os nossos filhos tenham trabalho e um futuro digno. Cada vez mais fortes e determinados. A história faz-se todos os dias, até nas nossas páginas, cheias de histórias e momentos, que nela ficam, para sempre.

HUMILDADE Não duvidem de que somos humildes. Aqui não olhamos ninguém com sobranceria e ninguém é pior ou melhor do que os outros. Defendemos o nosso jornal com o respeito que ele nos merece, mas estamos sempre prontos a aprender, seja com quem for. Reconhecemos as nossas limitações e lemos e estamos atentos à concorrência quotidianamente. É também com ela que crescemos e é também com ela que queremos dividir a distinção de que fomos alvo.

A imprensa regional portuguesa tem muita qualidade, a imprensa regional do distrito de Castelo Branco é das melhores deste país. Não é por acaso que este é um dos distrito onde mais se lê a imprensa regional.

Somos um jornal de inspiração cristã e isso só nos traz ainda mais responsabilidade. Somos uma referência e isso obriga-nos a estarmos ainda mais próximos das pessoas, das populações, de uma região que luta para se afirmar contra os centralismos litorais de uma Pátria muitas vezes madrasta para com estas terras e estas gentes.

Temos fé que esta não seja uma luta inglória, temos fé que o futuro também passe por aqui. Trabalhamos para isso e, com fé, lutamos por isso.

AMOR Amamos o que fazemos, amamos o nosso jornal. Um amor verdadeiro e puro. Daqueles que só quem ama sabe o que é. Amor que cresce em nós e que teve origem no exemplo de vem de trás. De todos aqueles que, de há 71 anos a esta parte, dividiram connosco o saber mas também o sentimento, as boas maneiras e a simplicidade.

Nesta hora, porque é impossível nomear todos, queria lembrar o Vítor Manuel Reis Serra (que Deus o tenha Paz) - este prémio também é teu amigo - e a Cristina Mota Saraiva que continua a lutar, bravamente, para regressar e poder voltar a trabalhar connosco diariamente (eu sei que festejaste com isto como festejaste os golos do CR7 no Europeu, já me contaram).

Continuem desse lado, bem hajam a todos!

 

* Jornalista e Subdiretor do Reconquista

COMENTÁRIOS