Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Preparação para novos desafios: Regresso às aulas...dicas para os pais!

Iolanda Soares: Psicóloga Clínica - 14/09/2017 - 10:48

Chegado o mês de setembro começam as preocupações do regresso dos mais pequenos ao trabalho deles. Comprar livros escolares, cadernos, mochilas, todo o material escolar.

Partilhar:

Chegado o mês de setembro começam as preocupações do regresso dos mais pequenos ao trabalho deles. Comprar livros escolares, cadernos, mochilas, todo o material escolar. Embora, por norma, para as crianças seja normal este processo, para os pais, por vezes, torna-se complicado. O reajuste das rotinas, os novos horários, novos desafios, mas não são só as questões práticas que preocupam os pais. Começam a pairar, sobre o cérebro dos pais, questões mais morais: como será este ano letivo? Será que vai correr bem? Será que vai ter muitas dificuldades? Será que tirará muitas negativas? E a grande questão que invade a cabeça dos pais é: como lidar com tudo isto? O que posso fazer para que o ano corra da melhor forma? Como posso ajudar o meu filho? 

Todos os anos, já há muitos anos e quase todos ouvimos a recomendação de “Este ano, vê lá se te agarras aos livros!”, “Este ano tens de te aplicar e estudar muito”. Contudo, embora estes conselhos sejam bem-intencionados, surtem pouco efeito ou mesmo nenhum. Falar, aconselhar, recomendar, não é suficiente. É importante começar a fazer, a agir. Deixo-lhe, assim, algumas dicas de como poderá agir nesta fase tão desafiante que é o regresso às aulas:

1. Motivação e Confiança: Estimule a motivação do seu filho. Encoraje-o diariamente, com gestos (carinhos, abraços...), converse com ele sobre as angústias, os receios, as suas dificuldades, mostre e diga que acredita nele e que ele é capaz. Reforce positivamente quando faz algo bem, quando faz um esforço enorme para terminar aqueles trabalhos de casa, porque eram muitos. Por exemplo “Sei que te custou muito terminar esses trabalhos mas conseguiste. Queres escolher o que jantamos?”. Temos tendência a reprimir quando os filhos fazem algo de mal e esquecemo-nos de valorizar quando trabalham e é mais importante valorizar. Fale na positiva e explique sempre as atitudes, explique porque é tão importante ele terminar os trabalhos de casa e esforçar-se neste início de aulas. 

2. Espaço: estimule a criação de um espaço para o seu filho trabalhar. É importante que exista um espaço específico para estudar. Pode ser o quarto, pode ser um espaço comum a todos, o importante é que seja a criança a escolher o espaço que se sente melhor. Evite elementos de distração, como telemóveis e televisões ligadas, na hora de estudar. Incentive a que arrume o seu local de estudo, sempre que terminar.

3. Autorreflexão: ajude o seu filho a refletir sobre o desempenho e esforço na escola. Pergunte-lhe qual é a avaliação que ele vai fazendo do ano letivo, quais os pontos fracos e pontos fortes. Nas primeiras semanas de aulas questione-o sobre o novo ano, se está a achar muito difícil, se acha que está a conseguir acompanhar as matérias novas, como poderá ultrapassar as dificuldades sentidas. 

4. Brincar: tal como os adultos gostam de atividades de lazer, as crianças, mais do que os adultos, precisam dessas atividades de lazer, atividades para brincar e descontrair. É muito importante que a criança perceba e sinta que para além das rotinas escolares e do dia-a-dia semanal, tem espaço para se dedicar às atividades de que gosta. Estas atividades promovem o bem-estar emocional ajudando na motivação da criança, por isso não as desvalorize. 

5. Tempo de qualidade: é muito importante, os pais dedicarem tempo de qualidade aos filhos, por isso aconselho a guardar 10/15 minutos quando chegam a casa para ouvir, brincar, observar o seu filho. Dedique esse tempo, exclusivamente para ele, converse sobre o que ele quiser, brinque ao que ele escolher, conte-lhe o seu dia para que ele tenha abertura para contar o dele, fale das suas dificuldades e no fim, abrace-o. Referia o que é importante fazer a seguir (por exemplo “Agora vou começar a preparar o jantar e é hora de fazeres os teus trabalhos de casa para a seguir tomares um banho e jantarmos”). 

Não se esqueça que o ano letivo assume os mais variados desafios, algumas coisas correm bem outras não e temos de nos adaptar à nova realidade. Lembre-se como era quando era estudante, as dificuldades que sentia, o que resultava consigo ou não, o que gostava que tivesse acontecido e não se esqueça que esse é o processo pelo qual o seu filho está a passar. Além de todas as dicas que possa ler e ouvir, tudo o que o seu filho precisa é de sentir que o acompanha nesta jornada, seja nos momentos bons ou maus, mas desacreditar nele, não é solução. 

 

Iolanda Soares 

Psicóloga Clínica

COMENTÁRIOS