Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Proença-a-Nova: Bibliomóvel viaja até ao Brasil

Reconquista - 28/06/2018 - 8:00

A Bibliomóvel de Proença-a-Nova foi convidada para participar no Seminário Ibero-americana de Bibliotecas Públicas, em Brasília, no Brasil.

Partilhar:

A Bibliomóvel é uma referência no concelho e não só

A Bibliomóvel de Proença-a-Nova foi convidada para participar, dias 19 e 20 de junho, no Seminário Ibero-americana de Bibliotecas Públicas, em Brasília, no Brasil, um evento organizado pelo Iberbibliotecas, organismo que pertence ao Cerlalc - Comité Regional para o fomento do livro na América Latina e Caribe (UNESCO). Nuno Marçal, bibliotecário da Bibliomóvel, participou na conferência inaugural do evento, apresentando o impacto social das bibliotecas públicas na vertente de apoio às populações.

Recorde-se que fomentar a participação dos seniores em atividades de ensino e lazer, levando à informação, à cultura e ao conhecimento constituem-se os pilares da Bibliomóvel, que foi inaugurada a 29 junho de 2006. Esta biblioteca itinerante desloca-se às localidades dispersas do concelho, em duas rotas diferentes, de segunda a sexta-feira. Este serviço que preconiza também o valor da proximidade, da periodicidade, da cumplicidade e da amizade, que constituem a imagem de marca da Bibliomóvel de Proença-a-Nova. Além da utilização pontual por quem queira ler livros e revistas ou consultar a internet, serve 220 leitores com cartão de utilizador. Além disso, desde 2012 tem novos serviços que evitam deslocações às instalações da Câmara, funcionando como Posto Móvel, tendo à disposição dos munícipes todos os serviços prestados no Balcão Único de atendimento, permitindo ainda pagamentos via multibanco.

Aproveitando a viagem a terras de Vera Cruz, Nuno Marçal participou ainda, dia 22 de junho, numa palestra organizada pelo Mural Interativo do Bibliotecário, um coletivo de Bibliotecários do Ceará, para apresentar a sua experiência como bibliotecário itinerante na apresentação “Bibliomóvel de Proença-a-Nova: Uma Biblioteca Útil, Próxima e Afetiva!", na Universidade Federal do Ceará.

COMENTÁRIOS