Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Proença-a-Nova: Atelier dedicado ao queijo

Reconquista - 19/04/2018 - 8:00

O leite de cabra, o coalho e a cura do queijo vão estar em destaque, dia 14 de abril, a partir das 16H00, num atelier gastronómico, no parque urbano comendador João Martins, em Proença-a-Nova. 

Partilhar:

Os participantes puderam por as mãos da massa

O leite de cabra, o coalho e a cura do queijo vão estar em destaque, dia 14 de abril, a partir das 16H00, num atelier gastronómico, no parque urbano comendador João Martins, em Proença-a-Nova. Esta iniciativa, inserida no projeto Beira Baixa Cultural, "pretende destacar aquele é um dos produtos mais característicos do território: o queijo de cabra". Os convidados que dinamizaram a oficina, falaram dos diferentes tipos de leite, das características dos coalhos existentes, convidando depois os presentes a fazerem o seu próprio queijo, pois esta matéria prima, a par da técnica que se imprime e do tipo de queijo que se pretende, para consumir em fresco ou curado, "são questões que influenciam o produto final". Independentemente das escolhas, "o processo de fazer queijo continua hoje em dia a ser uma atividade em destaque no concelho de Proença-a-Nova, quer de forma profissional, quer de forma individual, pois ainda há quem mantenha pequenos rebanhos e consuma o seu próprio leite e derivados".

Integrado nos atelieres de cultura e gastronomia do projeto Beira Baixa Cultural, cofinanciados no âmbito do Centro 2020, Portugal 2020 e Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional da União Europeia, o queijo seguiu-se à atividade do pão que, em Sobral Fernando, esgotou as 40 vagas disponíveis.

COMENTÁRIOS