Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Proença-a-Nova: Escalada chama cada vez mais praticantes

Reconquista - 12/11/2017 - 6:30

A escalada é cada vez mais uma atividade apelativa no concelho de Proença-a-Nova e, concretamente, na zona das Portas de Almourão.

Partilhar:

Acaba de ser inaugurado um novo setor

A escalada é cada vez mais uma atividade apelativa no concelho de Proença-a-Nova e, concretamente, na zona das Portas de Almourão, onde existem vários setores para a sua prática.

Isso mesmo sobressaiu do X Encontro de Escalada, realizado no último fim-de-semana de outubro. Participantes de várias latitudes, de alemães, bielorrussos, belgas e portugueses (provenientes do concelho e de outros pontos do país), praticaram escalada ao longo de dois dias. Dos cerca de 80, 15 tiveram a oportunidade de experimentar pela primeira vez a modalidade, no workshop de iniciação à escalada que aconteceu na manhã do primeiro dia.

O destaque desta edição foi a inauguração de um novo setor. A Cova do Olival junta-se assim aos de Portas de Almourão, Buraca da Moura, Lagoa Verde, Terra dos Grifos e Placa Amarela, reforçando a aposta neste desporto de natureza por parte do Município e de José Santos, o responsável pela Escola de Escalada de Proença-a-Nova.

“A escalada tem vindo a projetar as Portas de Almourão e a aldeia de Sobral Fernando a nível regional, nacional e internacional”, afirmou o presidente da Câmara de Proença-a-Nova, João Lobo.

As Portas de Almourão, realçou aquela autarca, “são um local de eleição”, não só pela escalada técnica e altura das vias, mas pela sua integração na natureza. Os participantes, além do atrativo principal do evento, tiveram a oportunidade de apreciar a paisagem panorâmica e as diferentes espécies de fauna e flora, com destaque para os grifos que nidificam nesta zona e representam um dos sinais mais visíveis da riqueza ambiental.

Falar desta Escola de Escalada não é abordar uma escola aberta de aprendizagem da modalidade. No caso, é o nome que designa as zonas de escalada em Proença-a-Nova. Surgiu há uma década por iniciativa de José Santos, impulsionador da zona de escalada, com o apoio do Município. Até 2007 não existia nenhuma zona equipada para a prática da escalada e nem tão pouco atividades ou iniciativas ligadas a este desporto.

PROJETO. O próximo passo no desenvolvimento da escalada no concelho, será equipar a 5.ª Via Ferrata do país, um projeto que, como foi salientado neste Encontro, irá iniciar em breve, desde a aldeia do Carregal, percorrendo um afloramento rochoso na Serra das Talhadas até à torre de vigia, local onde também serão colocadas duas a três vias de escalada de iniciação e reuniões para rappel, “representando também um excelente local para os Bombeiros e Canarinhos treinarem resgate”.

COMENTÁRIOS