Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Proença-a-Nova: Janeireiros reúnem-se sábado

- 19/01/2017 - 8:00

É uma das tradições que ainda se realiza na maior parte das aldeias do concelho de Proença-a-Nova durante o mês de janeiro.

Partilhar:

É uma das tradições que ainda se realiza na maior parte das aldeias do concelho de Proença-a-Nova durante o mês de janeiro. De porta em porta, o grupo de Janeireiros deseja prosperidade no início de mais um ano, anunciando o nascimento de Jesus e pedindo aos residentes as “sobras” das festas natalícias. As Janeiras são cânticos seculares realizados maioritariamente por grupos de homens que, antigamente, percorriam várias aldeias recolhendo cereais, batatas, azeite e enchidos, entre outros bens, que eram depois leiloados na missa de domingo.

Na sua quarta edição, o Encontro de Janeireiros pretende reunir diversos grupos do concelho que cantarão As Janeiras num determinando ponto da vila. A partir das 19H00 deste sábado, 21 de janeiro, realiza-se o percurso entre o largo Pedro da Fonseca e o parque urbano comendador João Martins com várias paragens para ouvir as diferentes versões destes cânticos. No final, haverá uma pequena atuação dos grupos participantes. Além do grupo convidado, o Grupo de Montanhismo dos Serviços Sociais da CGD, participam janeireiros das aldeias de Pergulho, Corgas, Vale de Água, Caniçal, Vale da Carreira, Vergão, Cunqueiros, São Pedro do Esteval e Alvito da Beira.

 

COMENTÁRIOS