Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Proença-a-Nova: Jovens orientados no seu rumo profissional

Reconquista - 01/03/2018 - 11:16

Escolher em consciência o futuro profissional foi o mote para a "I Mostra de Profissões - Rumos - nós mostramos, tu decides", organizada dia 21 de fevereiro, pelo Município de Proença-a-Nova, Agrupamento de Escolas Pedro da Fonseca e projeto Promover e Integrar CLDS 3G, no Auditório Municipal e na EB/S Pedro da Fonseca.

Partilhar:

Jovens assistiram a uma mostra de profissões

Escolher em consciência o futuro profissional foi o mote para a "I Mostra de Profissões - Rumos - nós mostramos, tu decides", organizada dia 21 de fevereiro, pelo Município de Proença-a-Nova, Agrupamento de Escolas Pedro da Fonseca e projeto Promover e Integrar CLDS 3G, no Auditório Municipal e na EB/S Pedro da Fonseca. Dirigida aos alunos do 9.º ano e secundário, a iniciativa contou com uma palestra sobre empreendedorismo, qualificação e formação pós-secundária, durante a manhã, e workshops e apresentações de cursos promovidos por entidades de ensino superior e cursos profissionais, inseridos no Programa de Combate ao Insucesso Escolar, durante a tarde.

O presidente da Câmara Municipal, João Lobo, exortou os alunos a aproveitarem esta oportunidade para refletirem sobre o seu futuro profissional que “no mundo atual pode ser muito diversificado. O importante é que as escolhas que se fazem para este percurso realizem profissionalmente e, em cada momento, sejamos ativos para a sociedade”. Ideia corroborada por João Paulo Cunha, diretor do Agrupamento, que acrescentou que “os professores têm a tarefa de dar aos alunos conhecimento, pois num mundo globalizado e em constante mudança, quanto mais conhecimento tiverem, melhores oportunidades conseguirão no futuro”. Álvaro Mendes, do Instituto de Emprego e Formação Profissional, apresentou as diferentes modalidades de formação profissional pós-secundária. Entre as propostas estão as medidas para jovens com o 9.º ano de escolaridade e para maiores de 18, vocacionadas para a entrada direta no mercado de trabalho e em linha com as necessidades das empresas. Roberto Monteiro, do Instituto Politécnico de Castelo Branco, sensibilizou os jovens para nunca deixarem de estudar, acrescentando que o IPCB disponibiliza um gabinete de apoio às candidaturas, totalmente gratuito e não exclusivo só para cursos do IPCB, mas com o objetivo de orientar o melhor possível todos aqueles que escolherem o ensino superior. Já o empreendedorismo e as soluções que existem para quem quer enveredar por uma carreira na área empresarial foi o tema apresentado por Gina Filipe, da Associação Empresarial da Beira Baixa.

Os alunos assistiram a sessões de esclarecimento sobre os procedimentos nas candidaturas de acesso ao ensino superior, proatividade e empreendedorismo, promovidas pela Associação Inspiring Future. Os alunos do curso de ciências e tecnologias, de línguas e humanidades e dos cursos técnicos de gestão e programação de sistemas informáticos e de técnico de turismo ambiental e rural demonstraram aos colegas as competências adquiridas em cada um deles, tendo também marcado presenças os politécnicos de Castelo Branco e Tomar, com as suas ofertas educativas.

COMENTÁRIOS