Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Proença-a-Nova: Painéis decoram viaduto

Reconquista - 22/07/2017 - 16:30

Sílvia Mathys e Cavalheiro Cardoso são os autores dos painéis que estão a ser pintados nas paredes do viaduto do parque urbano.

Partilhar:

Os autores junto ao trabalho que estão a fazer. Foto CMPAN

Sílvia Mathys e Cavalheiro Cardoso são os autores dos painéis que estão a ser pintados nas paredes do viaduto do parque urbano Comendador João Martins, em Proença-a-Nova, junto à Escola Pedro da Fonseca e na ligação ao Jardim de Santa Margarida, onde a flor da esteva é o elemento que mais realça nesta obra. Segundo informação veiculada pelo município, este espaço ostenta agora os elementos mais emblemáticos do concelho.

Além da esteve, estão ali também pintadas oliveiras, eucaliptos, sobreiros e pinheiros. Mas também a energia eólica está ali representada. A inspiração é obviamente a natureza e embora cada um tenha a sua técnica individual, “este painel reflete uma forma de combinar a técnica dos dois”, explica Cavalheiro Cardoso.

Este é o resultado da observação dos detalhes da natureza, daquilo que habitualmente “passa despercebido, dos pormenores, dos contrastes, das cores, até da silhueta dos próprios elementos naturais”, explica Sílvia Mathys, uma linha artística que transmite a sua arte inspirada nas descobertas que vão fazendo nos passeios pelo concelho.

“Quanta beleza conseguimos ver em pequeninas coisas”, acrescenta a pintora. E se de um lado temos a representação dos elementos naturais, do lado oposto vamos encontrar algum do património de Proença-a-Nova, como o xisto e a ponte do Malhadal, combinados com os pinheiros e as vinhas.

Em parceira com a Câmara Municipal de Proença-a-Nova e o Projeto Promover e Integrar do CLDS 3G, os dois artistas ofereceram o trabalho o que, nas palavras de ambos, é uma forma de promover o concelho, ao mesmo tempo que também mostram a sua obra e a eternizam. Entre os trabalhos idênticos a este já realizados encontram-se os murais junto à Igreja Matriz de Proença-a-Nova, no Lar de Terceira Idade de Sobreira Formosa ou no interior da Capela da Sarzedinha.

Dedicados integralmente à arte desde o início do ano, o casal inaugurou uma exposição em janeiro que mostra “Um Olhar Atento” e “Retrato de Emoções” e que esteve patente na Galeria Municipal até 7 de fevereiro. Para já pretendem levar a mesma exposição, mas com alguns quadros novos, a Castelo Branco, local onde também já expuseram. Para o futuro pretendem continuar dedicados à sua paixão, a pintura artística, estando abertos a novos desafios como este e não só.

COMENTÁRIOS