Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Proença-a-Nova: Paraquedismo estreia uma nova modalidade

Reconquista - 24/05/2018 - 8:30

O Aeródromo Municipal acolheu a primeira prova da Taça de Portugal de uma nova modalidade afeta à Federação Portuguesa de Paraquedismo.

Partilhar:

Prova da Taça de Portugal em Proença-a-Nova

360 quilómetros por hora foi a marca que deu a Carlos Marques o 1.º lugar na primeira prova da Taça de Portugal em Queda Livre, que se realizou dias 12 e 13 de maio, no Aeródromo Municipal de Proença-a-Nova, organizada pelo Sky Fun Center, com o apoio da Federação Portuguesa de Paraquedismo. Foram oito atletas a participar nesta prova, de uma modalidade que está a dar os primeiros passos em Portugal. “A finalidade é atingir a velocidade máxima em queda livre e para isso é precisa alguma técnica, saber ir em queda livre de cabeça para baixo e guardar a posição”, explicou o vencedor, lembrando que o recorde do mundo está em 600 quilómetros por hora.

No 2.º lugar do pódio ficou Paulo Alves, detentor do recorde nacional (387 km/h) e dinamizador desta modalidade. Em comum os dois atletas têm o facto de ter tirado o curso de paraquedismo em Proença-a-Nova e de manterem uma ligação afetiva com o concelho.

Nestes dias o Aeródromo Municipal recebeu também a primeira prova do ano em Voo de Formação a 4, uma modalidade em que os atletas têm de realizar diversas figuras durante a queda livre, coordenando movimentos. Atmosfera G4, Fly For Fun e Fun Jumpers foram as equipas que ocuparam o pódio.

João Ferreira, diretor da Escola Sky Fun Center, durante a entrega de prémios, agradeceu aos atletas, à Federação e ao município. Já o presidente da Federação, Eduardo Rodrigues, reconhece que “não é fácil lançar uma modalidade que é pioneira, convém que isso seja dito, pelo que é muito positivo o número de atletas presentes”, esperando que no próximo ano sejam mais.

IMPORTÂNCIA João Lobo, presidente da Câmara de Proença, elogia a iniciativa. “Vocês não avaliam o quanto a vossa presença é importante para a nossa região”, afirmou, referindo-se “à necessidade de atrair e mobilizar iniciativas para os territórios de baixa densidade para contrariar as estatísticas mais negativas. E o paraquedismo tem sido uma dessas apostas, pela janela de oportunidade que representa”.

Estágio de voo em paraquedas, obrigatório para todos os atletas para a evolução na modalidade, meeting de voo em velocidade horizontal e prova para o campeonato de precisão de aterragem são as próximas iniciativas a realizar no Aeródromo Municipal, promovidas pelo Sky Fun Center, em articulação com a Federação.

COMENTÁRIOS