Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Proença-a-Nova: XI Feira da Tigelada e do Mel

Lídia Barata - 12/10/2017 - 8:00

Ovos, leite de cabra, mel e alguns segredos são os ingredientes da tigelada típica do concelho de Proença-a-Nova, que volta a ser mote de um certame, dias 28 e 29 de outubro.

Partilhar:

A feira foi adiada para nova data por causa dos incêndios

Ovos, leite de cabra, mel e alguns segredos são os ingredientes da tigelada típica do concelho de Proença-a-Nova, que volta a ser mote de um certame, dias 28 e 29 de outubro. A XI Feira da Tigelada e do Mel decorre no parque urbano Comendador João Martins, com transmissão em direto na TVI. A tigelada tem-se afirmado como produto turístico do concelho de Proença-a-Nova e a prova disso é o numero de tigeladas vendidas que aumenta exponencialmente a cada edição. Só no ano passado foram vendidas mais de 1.500 tigeladas nos dois dias de feira. Este doce, tem uma receita diferente em cada aldeia, o que o torna tão único e distintivo na Beira Baixa.

Recorde-se que esta feira, que habitualmente se realiza em julho, foi adiada para o mês de outubro, devido aos incêndios que assolaram a região nessa altura. Por esse motivo, as inscrições ainda estão abertas até às 10H00 do dia 16, para as associações, produtores de mel, artesãos que queiram participar. As tigeladas são confecionadas pelas associações nos típicos caçoulos de barro que recebem do município. A empresa avícola Rica Granja associa-se mais uma vez ao evento oferecendo os ovos necessários à confeção das tigeladas. O mel é um dos ingredientes chave deste doce e desta forma a Feira integra, à semelhança do ano passado, os produtores de mel.

O certame inicia sábado, entre as 16H00 e as 00H00, e domingo a partir das 11H00, até às 21H30. O objetivo da organização "é transformar o parque urbano num ambiente de festa, decorrendo paralelamente o programa de animação de rua a cargo dos Kopinxas, Baby Boom e Mica Paprika, que prometem muitas gargalhadas ao longo dos dois dias de feira".

COMENTÁRIOS