Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Proença: Mais de metade dos alunos têm peso ideal

Reconquista - 11/05/2017 - 8:00

São 56 por cento os alunos do 5.º ao 9.º ano do Agrupamento de Escolas Pedro da Fonseca que têm um Índice de Massa Corporal (IMC) ideal, estando dentro dos parâmetros normais recomendados pela Organização Mundial de Saúde.

Partilhar:

O estudo foi apresentado no auditório municipal

São 56 por cento os alunos do 5.º ao 9.º ano do Agrupamento de Escolas Pedro da Fonseca que têm um Índice de Massa Corporal (IMC) ideal, estando dentro dos parâmetros normais recomendados pela Organização Mundial de Saúde. Dos cerca de 100 alunos que participaram na ação de sensibilização sobre hábitos alimentares, realizada em outubro de 2016, 19 por cento registou sobre preso (menos 4,6 por cento do que a média nacional para crianças da mesma faixa etária), enquanto 10 por cento estão no nível da obesidade (a nível nacional, a média é 8,7 por cento). No lado oposto, 15 por cento têm baixo peso. Para a nutricionista Ana Rita Henriques, que apresentou os resultados do estudo aos alunos e professores dia 26 de abril, “é de realçar que mais de metade dos alunos se encontra no estado normal nutricional o que significa que o seu peso está adequado à sua altura”.

Outro dado importante é que mais de metade dos alunos inquiridos fazem cinco refeições por dia, não havendo nenhum que não faça as três principais refeições diárias, pequeno-almoço, almoço e jantar. O alerta é deixado no lanche a meio da manhã que é feito por 63 por cento dos aluno, sendo uma refeição essencial, que devia ser feita por todos. Mas nestes lanches são consumidos alimentos ricos em gordura, açúcar e sal como os sumos, as barras de cereais, os bolos ou o leite com chocolate. As preferências alimentares vão para pratos como lasanha, pizza, batatas fritas ou bacalhau à Braz, os primeiros processados e ricos em gordura e sal. Como aspeto positivo está a frequência com que os consomem e que não ultrapassa as duas vezes por mês. É ainda deixado um alerta para o consumo da água que deveria ser de 100 por cento, havendo um nível elevado de consumo diário de refrigerantes com e sem gás (32 por cento dos inquiridos), com alto teor de açúcar e cafeína.

Esta iniciativa, promovida em conjunto pelo Agrupamento de Escolas Pedro da Fonseca, o projeto CLDS 3G e a Unidade Móvel de Saúde (UMS) do Município de Proença-a-Nova, com o objetivo de perceber quais os hábitos alimentares dos mais novos e promover estilos de vida saudáveis. A recolha de dados (peso e altura para cálculo do IMC) e os questionários foram feitos de forma totalmente anónima. Ana Rita Henriques partilhou ainda conselhos úteis para uma alimentação saudável que deve ser completa, variada e equilibrada, prevenindo problemas futuros.

COMENTÁRIOS