Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Proença: Sexualidade em debate

Reconquista - 07/12/2017 - 8:00

HIV e outras doenças sexualmente transmissíveis foram o ponto de partida para a ação de sensibilização junto dos alunos do secundário, promovida pelo Projeto Promover e Integrar do CLDS 3G, em parceria com o município de Proença-a-Nova e Agrupamento de Escolas Pedro da Fonseca.

Partilhar:

Jovens alertados para o HIV e outras doenças sexualmente transmissíveis

HIV e outras doenças sexualmente transmissíveis foram o ponto de partida para a ação de sensibilização junto dos alunos do secundário, promovida pelo Projeto Promover e Integrar do CLDS 3G, em parceria com o município de Proença-a-Nova e Agrupamento de Escolas Pedro da Fonseca. Esta ação veio ao encontro do resultado da ação de sensibilização “Educar para a Sexualidade”, que aconteceu em julho, dirigida a pais e educadores, que confessaram ser este, na maior parte dos casos, um tema de difícil abordagem, até porque os jovens iniciam a sua vida sexual cada vez mais cedo, sendo por isso muito importante que tenham conhecimentos adequados, para que não haja consequências negativas. Apesar de já existir muita informação sobre métodos contracetivos e doenças sexualmente transmissíveis, a realidade mostra que ainda existem muitos tabus sobre esta temática.

Sérgio Luís, da Abraço, foi o convidado desta sessão não para “dar um sermão", mas para "dar a palavra aos adolescentes e responder às dúvidas e questões sobre o tema”. Este responsável da Abraço alertou para o modo silencioso com que a Sida se transmite, uma vez que "pode afetar qualquer um e pode demorar 15 anos a manifestar-se". Sérgio Luís explicou ainda que “as ações que têm hoje, enquanto adolescentes, por pensar que só acontece aos outros e não se devem preocupar, têm um desfecho aos 30 anos, e é preciso acontecer algo de tão devastador como ser portador desta doença para percebermos que afinal somos todos iguais. Pior do que isto, é ao longo desses anos infetarmos outras pessoas pelo caminho”. Inserida no Eixo II – Intervenção Familiar e Parental, esta ação está incluída no objetivo da dinamização de um espaço mediação, orientação e aconselhamento familiar.

 

 

 

 

 

 

COMENTÁRIOS