Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Projeto Fénix: Ação vai florir Portugal

Reconquista - 16/02/2017 - 8:00

"Pintar" o negro das cinzas com flores e plantas é o objetivo em marcha, num concelho que também troca resíduos por floreiras, terra e sementes.

 

 

Partilhar:

O concelho quer trocar o cinzento dos incêndios pelo colorido das flores

O município de Proença-a-Nova vai promover, dia 26 de março, após o arranque oficial da primavera, a primeira ação de voluntariado no âmbito dos projetos Florir Portugal e Fénix – Renascer das Cinzas pela Floresta, que visa dar ânimo e colorido ao concelho de Proença-a-Nova, a começar pelas aldeias afetadas pelo grande incêndio de setembro de 2016. Os voluntários vão atuar, em sintonina com as populações locais, em simultâneo nas aldeias de Braçal, Amoreira, Casalinho, Vale D’Urso, Atalaias, Pucariço e Figueira, realizando trabalhos que vão desde a remoção de lixo ao embelezamento do território, com plantação de flores nos espaços públicos. Tó Romano, diretor da Central Models e mentor do Florir Portugal, sublinha que a ideia surgiu há sete anos, realizando desde então diversas ações para concretizar o que poderá ser visto como uma utopia, mas defendendo que "há um conjunto de vantagens diretas e indiretas, desde um 'grito de paz' afirmativo num mundo em profunda crise, até um motivo extra para que o país seja mais visitado por turistas estrangeiros". O mentor dá como exemplo o chamariz que são as flores, atraindo só por si milhares de visitantes, como é oc aso das festas das flores de Campo Maior ou da Madeira e a Festa dos Tabuleiros de Tomar. Com as populações a florir o território, "poderia gerar-se uma onda de afeto e, em última análise, gerar riqueza para as comunidades".

João Lobo, presidente da Câmara de Proença-a-Nova, considerou que a partir do momento em que todos se apropriam do sonho de ter um Portugal florido, da utopia passa-se à concretização, garantindo a total adesão do município. Na primeira fase o objetivo é “tirar o negro das cinzas e colocar as flores” nas aldeias afetadas pelo incêndio, mas a iniciativa será alargada a todas as aldeias e à própria vila.

Joana Pereira, da aldeia da Figueira e responsável por trazer este projeto para o concelho, referiu que a ideia de florir Proença-a-Nova tinha surgido ainda antes do incêndio de setembro, mas, face ao acontecido, decidiu-se promover o projeto Fénix – Renascer das Cinzas pela Floresta, com o objetivo de criar uma oportunidade a partir de um infortúnio. Já Isabel Gaspar, técnica da Câmara Municipal, explicou que, para além da ação de voluntariado de 26 de março, a autarquia irá simbolicamente oferecer uma floreira com terra e sementes a todas as casas das aldeias que integram esta primeira fase do projeto, podendo as mesmas ser recolhidas no Centro Ciência Viva da Floresta desde o dia 14 de fevereiro, para que em março surjam as primeiras flores no âmbito desta iniciativa. Adicionalmente, a iniciativa Troque Resíduos por Plantas, que se assinala anualmente a 21 de março, decorrerá durante a semana de 20 a 24 de março. Neste período de tempo, qualquer pessoa que tenha carregadores obsoletos (cinco unidades), pilhas usadas (25 unidades) ou tinteiros usados (10 unidades) pode entrega-los no Viveiro Municipal, com marcação prévia na Câmara Municipal, recebendo em troca uma planta.

 

COMENTÁRIOS