Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Reconquista duplamente premiado no ciberjornalismo

Reconquista - 22/11/2018 - 17:30

Prémios de Ciberjornalismo de Proximidade vão ser atribuídos pela primeira vez e o Reconquista é o único nomeado

Partilhar:

Três vídeos produzidos pelo Reconquista chegaram à final. Foto Reconquista

Três reportagens em vídeo produzidas pelo Reconquista foram escolhidas como finalistas do prémio Ciberjornalismo de Proximidade, que vai ser atribuído pela primeira vez pelo Observatório do Ciberjornalismo, um núcleo de investigação criado há 10 anos para observar e analisar a evolução do ciberjornalismo em Portugal e no Mundo.

Os Prémios de Ciberjornalismo 2018 vão ser entregues esta quinta-feira na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, que recebe o Congresso Internacional de Ciberjornalismo.

Os nomeados estão distribuídos por oito categorias e em cada uma delas haverá um prémio do júri e outro do público.

No caso do público a votação esteve aberta na internet entre o final da semana passada e a última terça-feira.

Na prática o Reconquista irá receber os dois prémios, por ser o único nomeado na categoria a que concorreu.

Os trabalhos nomeados são “Famílias de Castelo Branco convidam imigrantes para o almoço”, “Lagar de Chão da Vã ainda trabalha como antigamente” e “Idanha-a-Velha faz serração da velha”.

A primeira reportagem, publicada em dezembro do ano passado, dá a conhecer a “Família do Lado”, uma iniciativa de âmbito mundial que em Castelo Branco é organizada pela Associação Amato Lusitano. Nesta reportagem o Reconquista mostra como uma família albicastrense recebeu para o almoço de domingo duas famílias de imigrantes.

O trabalho realizado em Chão da Vã dá a conhecer aquele que é talvez um dos últimos lagares de azeite tradicionais do distrito de Castelo Branco, que é gerido pela cooperativa local.

A reportagem antecedeu a tradicional lagarada, que todos os anos enche o salão da aldeia.

A lista fica completa com uma viagem à serração da velha, uma tradição pagã da Quaresma em Idanha-a-Velha.

Todos os anos um grupo de homens munidos de latas e chocalhos percorrem as ruas da aldeia, depois da meia-noite, para presentearem as avós com versos e barulho.

Todos estes vídeos foram produzidos em complemento aos trabalhos publicados no jornal em papel.

Depois de em 2015 ter recebido o Prémio Gazeta – o mais importante atribuído à Imprensa Regional – o Reconquista vê agora reconhecido o seu trabalho no online, onde se iniciou há quase 20 anos.

O jornal Público é o órgão com maior número de nomeações, com 10.

Seguem-se o Reconquista e a Rádio Renascença com três cada e o Jornal de Notícias e o jornal online Fumaça com duas cada.

O distrito de Castelo Branco está também representado com o trabalho “Mulheres ciganas em Portugal: um outro retrato do feminino”, publicado no UrbietOrbi, o jornal online da Universidade da Beira Interior.

A nomeação para estes prémios acontece no ano em que o Reconquista assinala uma década de produção de vídeo, que está hoje distribuído em canais no Youtube, Meo Kanal e Sapo Vídeos.

O canal no Youtube, que é o mais procurado, disponibiliza mais de um milhar de reportagens em vídeo, que já foram vistas quase um milhão de vezes ao longo de 10 anos.

Os espectadores estão em mais de 40 países e depois de Portugal, que representa 73 por cento das visualizações, surge o Brasil, de onde chegam 11 por cento das visitas.

O grande número de visitas oriundas do Brasil deve-se sobretudo à reportagem sobre a produção de açafrão em Sobral do Campo, um trabalho publicado em 2014 e que já ultrapassou as 61 mil visualizações, o que o torna no mais visto de sempre no canal do Reconquista no Youtube.

O Festival Boom, a festa da vitória de Portugal no Euro 2016 e a produção de casas de madeira na Lardosa estão entre os vídeos mais vistos de sempre.

COMENTÁRIOS