Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Relâmpagos: Paintball de Castelo Branco aprende com campeão mundial

Artur Jorge - 07/04/2017 - 9:45

Agremiação albicastrense recolheu ensinamentos de Xalo Leber de Almeida, um profissional que bebeu conhecimento nas escolas russa e americana.

Partilhar:

Associação de Paintball Relâmpagos Team com um tricampeão mundial

 

A Associação de Paintball de Castelo Branco Relâmpagos (APCBR), uma das agremiações que dinamiza esta modalidade de estratégia no concelho albicastrense, não quis deixar escapar a oportunidade de atualizar táticas e melhorar aquilo que é a compreensão do jogo.

Neste sentido, elementos da sua estrutura estiveram no Parque Emboscada, no Porto, numa formação conduzida por Xalo Leber de Almeida, tricampeão mundial de paintball. É a terceira vez que os agentes albicastrenses da modalidade frequentam formações com este internacional brasileiro, que jogou pela primeira vez como profissional em 2004, representando os “Russian Legion”. Uma etapa marcante na sua formação que lhe permitiu ficar com “uma clara noção de todos os ensinamentos da escola russa”, como explica aos seus formandos. Em 2007 foi jogador dos “Los Angeles Iron Man” da Califórnia, ficando aí a par de toda a tipologia da formação norte americana.

O “Paintball Pro Clinic”, que decorreu no último fim-de-semana, abordou duas áreas principais: uma mais debruçada sobre técnicas individuais e outra mais incidente sobre teamwork e torneios.

“Apesar do paintball ser um desporto coletivo, o treino individualizado é de extrema importância, como a definição de posição base da modalidade, relação do jogador versus tipo de obstáculo e posicionamento do mesmo, exercícios de aquecimento específicos com e sem disparo de bola, a leitura de um ‘layout’ de um campo, momentos de jogo, tipos de posicionamento, comunicação entre a equipa”, e por aí fora, como especificaram os participantes.

Com esta formação, a equipa de Castelo Branco deu mais um passo na sua preparação para as competições do calendário, incidindo o foco no Campeonato Nacional e no desenvolvimento do projeto com vista à presença numa prova do Europeu Millennium Series.

“A formação está sempre presente nos planos de atividade desta associação, pois entendemos que é um veículo fundamental para a obtenção de resultados desportivos”, explicam os responsáveis da APCBR. As dificuldades financeiras e de condições físicas ainda constituem entraves ao crescimento das suas equipas.

Daí que a Associação de Paintball de Castelo Branco continue a trabalhar com afinco no seu Campo Escola (Centro de Paintball), situado em Taberna Seca, “com a finalidade de contribuir para o desenvolvimento desportivo na sua generalidade e mais especificamente da modalidade”, acrescentam, sem antes deixarem um desafio para os interessados experimentarem a modalidade, contactando a APCBR.

 

 

COMENTÁRIOS