Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Renatoohaxx: De reguila a craque dos desportos eletrónicos

Lídia Barata - 08/12/2017 - 8:00

Renato é de Castelo Branco e começou a jogar por brincadeira. Mas agora ajudou a sua equipa a sagrar-se vice campeã nacional, entre mais de 300 que foram a jogo.

Partilhar:

O albicastrense durante uma das competições

Os desportos eletrónicos, sobretudo jogados em modo de alta competição, estão ainda a despontar no país, mas já têm uma legião de adeptos entre os mais jovens.

E em Castelo Branco nasceu um dos atuais vice campeões nacionais da modalidade.

Renato Gonçalves pertence à equipa Hexagone, onde joga com dois colegas do Porto e dois de Lisboa.

Treinam diariamente online, entre eles e com equipas estrangeiras, "porque como este é um jogo muito tático, que requer comentadores e analistas, as equipas nacionais não querem treinar entre si, para 'esconder' um pouco do que vão fazer em competição", explica ao Reconquista.

Começou por jogar videojogos com sete ou oito anos, mas o seu gosto e a sua mentalidade dentro de jogo foi evoluindo e hoje, com 22 anos, já tem o estatuto de atleta de alta competição.

Foi no maior evento nacional de videojogos que se realizou em meados de novembro, que ajudou a sua equipa a conquistar o título de vice campeã nacional, no Lisboa Games Week, por onde passaram mais de 100 mil visitantes.

 

 

Em termos práticos, Renato Gonçalves começou por jogar Counter-Strike 1.6, mas foi evoluindo e agora joga Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO).

"Esta modalidade requer treinos diários. Se eu ficar um mês sem jogar já não me qualifico para nada", esclarece. Para participar no campeonato nacional da Lisboa Games Week, a sua equipa partiu a par de mais de 300, das quais foram apuradas oito.

"Ainda online, dessas oito, apuraram-se quatro para a fase presencial, em Lisboa" e o resultado foi "muito bom".

Em Portugal existe a liga Moche, que deu acesso ao Lisboa Week Games e onde jogaram para 6500 euros, tendo ao segundo lugar valido dois mil euros, e existe a Super Liga Bitzer, que lhes deu acesso a uma fase presencial em Penafiel, onde o prémio em jogo era de 10 mil euros.

Dia 1 de dezembro, nesta competição, a equipa de Renato voltou a sagrar-se vice campeão nacional. A Hexagon é assim vice campeã nacional das duas ligas profissionais da modalidade.

Já dia 8 de dezembro, Renatoohaxx disputará em Bilbau, Espanha a competição Fun&serious, que conta com as melhores equipas ibéricas e onde estarão em jogo 25 mil euros.

Sem descanso, o atleta disputará também a Taça de Portugal, dia 15 de dezembro no Porto, na Exponor.

 

"Em Castelo Branco a mentalidade ainda é muito fechada nesta matéria, pelo que a minha intenção é desmistificar um pouco isso e mostrar que é uma modalidade que pode ser levada a sério"

Renato Gonçalves

 

Mas nestes jogos, os atletas também são conhecidos por outros nomes, ou seja, pelo seu "nick name".

Dada a tenra idade quando começou a jogar, Renato apresentava-se como "Reguila", alcunha que deixou de ter sentido à medida que foi crescendo em idade e em desempenho na competição.

Quando evoluiu o patamar pensou num novo nome, "mais sério".

Dada a sua competência como atleta, muitos acusavam-no de "usar batotas ou cheats", o que foi suportando até que conseguiu provar que era realmente muito bom.

Mas usou esse mote para escolher o novo nome, assumindo-se então perante o público como Renatoohaxx.

Ao dar provas da sua competência, Renato começou a receber convites para fazer demonstrações, workshops, mas também para analisar e comentar jogos de outras equipas internacionais, dado o seu conhecimento do jogo.

"Em Castelo Branco a mentalidade ainda é muito fechada nesta matéria, pelo que a minha intenção é desmistificar um pouco isso e mostrar que é uma modalidade que pode ser levada a sério e que os desportos eletrónicos podem atingir níveis elevados e que são o futuro", afirma, ressalvando, contudo, que "apesar disso, é importante não ficar fechado em casa a jogar. É importante treinar diariamente, mas também é importante ter outras coisas para fazer, como sair com os amigos, socializar e não descurar os estudos. Com vontade, há tempo para tudo e não é preciso estar só agarrado ao computador".

Os fãs da modalidade, ou os curiosos, podem seguir a atividade de Renato Gonçalves na sua página de Facebook

COMENTÁRIOS